CORUMBÁ

Casal é preso acusado de traficar bolivianos pela fronteira de MS

Casal que intermediava a entrada ilegal de bolivianos. - Crédito: (Jorge Ibáñez) Casal que intermediava a entrada ilegal de bolivianos. - Crédito: (Jorge Ibáñez)

A Polícia boliviana desarticulou uma quadrilha que trazia bolivianos para serem explorados em oficinas de costura do Brasil através da fronteira com Corumbá. Os agentes chegaram a organização criminosa após flagrarem, na última quinta-feira, dia 05 de dezembro, uma adolescente com uma autorização de viagem fraudulenta, enquanto vinha para o país.

Conforme o major Napoleon Espejo, chefe da unidade que conduziu as investigações deste caso, a menina estava acompanhada de outros dois adolescentes e uma criança. Eles estavam prestes a embarcar em um ônibus, no Terminal Rodoviário Bimodal, em Santa Cruz de La Sierra. Todos eles, em depoimento, revelaram que teriam que se encontrar com um homem identificado como Jhonny Grover Ayala Mamani, um dos dois detidos durante a ação policial.

Na cidade fronteiriça de Puerto Quijarro, eles teriam que se encontrar com Heidy Lorena Aramayo Sánchez, apontada como responsável pelo embarque em território brasileiro. Conforme o jornal El Deber, os agentes, após ouvir os envolvidos, confirmaram que os menores iam para o Brasil para trabalhar, ilegalmente, em oficinas de costura. As vítimas entram, em sua maioria, pela fronteira de Puerto Quijarro com Corumbá, de onde seguem para cidades como São Paulo.

A Polícia estima que ônibus saem da região de fronteira com 10 a 20 pessoas a partir de Puerto Quijarro, todas as semanas. Jhonny e Heidy foram presos e a enquanto a policia paraguaia, por meio da Divisão de Tráfico de Pessoas da Força Especial de Luta Contra o Crime continua com as investigações.

Comentários