PRISÃO

Em menos de um ano, 240 foragidos da justiça foram capturados em Dourados

O levantamento foi feito pela GMD - Crédito: Divulgação GMD O levantamento foi feito pela GMD - Crédito: Divulgação GMD

Nesta quarta-feira (28), a Guarda Municipal de Dourados (GMD) efetuou a prisão de dois foragidos da justiça, chegando à marca de 240 fugitivos capturados em 2020, de acordo com levantamento de dados. O mérito das prisões é a intensificação das ações preventivas e rondas constantes em patrimônios públicos para coibir furtos e danos, visto que muitos desses locais estão fechados, devido à pandemia.

Um pouco antes das 14h da quarta-feira, foi preso um homem de 28 anos, abordado em atitudes suspeitas na Linha do Potreirito. Durante as checagens no sistema policial Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional), foi constatado a sua evasão do sistema penitenciário. O foragido foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) para os procedimentos legais. 

Por volta das 15h do mesmo dia, a equipe da GMD realizava rondas na Vila Cachoeirinha, próximo ao Ceim Irany Batista, quando um homem de 32 anos abandonou uma mochila e tentou correr ao avistar a viatura. Na abordagem, foi constatado que ele estava evadido do presídio Semiaberto de Dourados. 

Dentro da mochila encontrada com o foragido, foi localizado um jogo de ferramentas ‘chaves de boca’, que ele alegou ter pegado com um amigo para vender e comprar drogas. O fugitivo foi preso e entregue na Delegacia de Polícia Civil. 

Ainda durante a semana, um jovem de 22 anos também foi preso pela GMD ao ser abordado em atitudes suspeitas na praça do Cinquentenário. O rapaz tentou mentir o nome para a equipe, porém, após checagens foi possível descobrir que ele estava foragido da justiça desde 2018. Ele foi preso e entregue na Delegacia de Polícia. 

Segundo o Diretor de Operações Inspetor GMD Sérgio Mondadori, as prisões de foragidos da justiça também ajudam a reduzir as ocorrências de crimes, “visto que muitos foragidos são reincidentes nas práticas delituosas. Outro fator importante é o sentimento gerado de aplicação da lei. Em três anos a Guarda Municipal prendeu mais de 700 foragidos. Vamos continuar agindo preventivamente defendendo o patrimônio público e a sociedade douradense”, enfatizou o diretor.

Comentários