Itaporã

Golpista tenta extorquir pessoas usando Wattsaap falso dizendo ser o prefeito Marcos Pacco

O “modos operandi” da ação criminosa é o mesmo em vários casos, onde o golpista diz estar com problemas no aplicativo e que precisava fazer alguns pagamentos, e não consegue, pedindo que a pessoa o faça

Redação-Diario Itaporã Redação-Diario Itaporã

Parece que está virando moda em Itaporã, o famigerado golpe pelo Wattsapp pedindo para que a familiares e conhecidos da vítima faça transferências de dinheiro para supostos conhecidos ou membros da família. Desta feita os criminosos tentaram dar o golpe usando uma conta fake (falsa) dizendo ser o  prefeito Marcos Pacco . 

Vale lembrar que nos últimos dias  Um funcionário público também da  prefeitura de Itaporã, registrou um Boletim de Ocorrência após descobrir ter sido vítima de um golpe, onde o autor se passou pelo filho da vítima e pediu dinheiro emprestado. 

O “modos operandi” da ação criminosa é o mesmo em vários casos, onde o golpista diz estar com problemas no aplicativo e que precisava fazer alguns pagamentos, e não consegue, pedindo que a pessoa o faça.

O prefeito Marcos Pacco já registrou o Boletim de Ocorrência, haja vista, que a pessoa está usando de má fé, inclusive  usando conta falsa com foto do prefeito no aplicativo Wattsapp.

Como funciona o golpe do aplicativo de conversa?

O golpe tem duas variações, mas sempre ocorre em duas etapas: 
Os golpistas clonam o app de alguém e, depois, pedem dinheiro para os contatos da pessoa que teve o aplicativo clonado.

Os golpistas usam um número qualquer de telefone com uma foto da pessoa (geralmente, tirada de redes sociais) e entram em contato com seus conhecidos pedindo dinheiro e dizendo que mudaram de número.


Para acessar o app da vítima em outro dispositivo, os golpistas precisam de um código de seis números enviado por SMS para o telefone da pessoa. 

Para isso, eles ligam para a vítima se passando por um representante de uma empresa ou serviço conhecido e dizem que precisam do código por algum motivo.
Como os golpistas são bem convincentes, a vítima acredita estar falando com a empresa e passa o código.

Com isso, os fraudadores conseguem acessar a conta da pessoa em outro dispositivo e, se passando por ela, entram em contato com amigos e familiares pedindo dinheiro. 

As pessoas acreditam estar falando com alguém próximo e fazem a transferência, caindo em outro golpe.

Comentários