Policial

Ladrão invade Procon e leva notebook com pesquisa sobre os combustíveis

O Procon MS fica localizado na Rua 13 de Junho e foi furtado na noite de ontem. (Foto: Marcos Maluf) O Procon MS fica localizado na Rua 13 de Junho e foi furtado na noite de ontem. (Foto: Marcos Maluf)

O Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) foi invadido por ladrão, que furtou o notebook onde estava pesquisa sobre o preço de combustíveis. O órgão de defesa do consumidor fica localizado na Rua 13 de Junho, Centro de Campo Grande, e não tem câmera de vigilância. No local, é possível verificar a remoção de parte do forro do teto e que uma janela foi quebrada. 

“Arrobaram a janela que fica para a rua. Tentaram entrar em outras portas, mas não conseguiram. E levaram o notebook com pesquisa de preços dos postos de combustíveis”, afirma o superintendente do Procon, Marcelo Salomão.  Foi verificado que há outro arquivo salvo sobre o levantamento de preços. A reportagem não teve acesso à janela porque  o local ainda será periciado. 

Ontem (dia 19), o Procon-MS acionou o MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para apurar eventuais crimes de relação de consumo cometido pelos donos dos postos de combustíveis, com aumento injustificável de preço. A pesquisa ainda não tinha sido entregue porque era finalizada.

No dia 12 de fevereiro, com a Lei Estadual 5.434 em vigor, a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da gasolina subiu de 25% para 30%, enquanto a do etanol teve redução de 25% para 20%. Muitos proprietários de postos resolveram aumentar o preço do estoque antigo e congelaram ou até elevaram do etanol.

O Procon já notificou 118 postos de combustíveis no Estado a prestar informações sobre os preços praticados pelos litros da gasolina e do etanol. As empresas deverão apresentar documentos como nota fiscal de compra dos combustíveis na distribuidora e a de venda direta ao consumidor.

A expectativa era de que o preço do litro da gasolina aumentasse até R$ 0,24, mas foi encontrado reajuste de até R$ 0,32.

Comentários