TIFEU

Operação contra quadrilha que traficava cocaína para a Bélgica cumpre mandado em Dourados

Policiais federais de Dourados auxiliaram nos trabalhos e cumpriram mandado - Crédito: Divulgação Policiais federais de Dourados auxiliaram nos trabalhos e cumpriram mandado - Crédito: Divulgação

Operação desencadeada na manhã desta terça-feira (17/3) pela Polícia Federal cumpre mandados contra organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. Denominada Tifeu, a ação é continuidade da Spectrum – desencadeada em 2017 – e resultou em pelo menos uma pessoa encaminhada à delegacia em Dourados.

Ainda não há informação sobre o que motivou a condução do homem. 

São cumpridos por aproximadamente 80 policiais federais, 24 ordens judiciais de busca e apreensão e nove de prisão temporária.  

Além do Mato Grosso do Sul, as ações ocorrem também no Paraná, São Paulo, Rondônia e Santa Catarina.

A operação

De acordo com nota publicada pela Polícia Federal, integrantes da quadrilha de outros países desembarcavam no Brasil para organizar a remessa de cocaína via marítima. A droga era remetida para Bélgica oculta em cargas de pedras. 

Por intermédio de cooperação policial internacional, uma carga de duas toneladas do entorpecente foi apreendida no Porto de Gent, no país europeu.

Em meio ao tráfico de drogas, as investigações financeiras também apontaram para um possível esquema de lavagem de dinheiro, onde foram identificadas empresas ligadas ao grupo criminoso, que movimentavam grandes valores financeiros. Uma delas apresentou movimentação de mais de R$ 1 bilhão, a crédito, em cerca de 4 anos.

A operação também apura existência de vazamento de informações sigilosas por um escrevente autorizado de cartório de notas para um dos investigados, com possível embaraço às investigações.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Operação Spectrum 

Desencadeada no dia 1º de julho de 2017, a Operação Spectrum prendeu Luiz Carlos da Rocha, conhecido por “Cabeça Branca”, um dos traficantes mais procurados pela Polícia Federal e Interpol na América do Sul.

Considerado um dos 'barões da droga' no país, ele somava condenações proferidas pela Justiça Federal que ultrapassava 50 anos de prisão. (Com informações da PF)

 

Comentários