PLANUM

Operação da PF cumpre mandados em MS contra narcotraficantes

(Foto: Divulgação/PF) (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a Operação Planum mirando narcotráfico, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Por aqui são cumpridos oito mandados de busca e apreensão sendo seis em Campo Grande , um em Fátima do Sul e outro em Caarapó. 

Em nota a assessoria da PF explicou que as investigações acontecem desde junho do ano passado, quando foram apreendidas cargas de cocaína enviadas da Bolívia ao Rio Grande do Sul. 

“Com o desenvolvimento das investigações, a Polícia Federal identificou que aviões partiam de Mato Grosso do Sul para serem carregados com grande quantidade de cocaína (em média 500 quilos) na Bolívia e seguiam até o Rio Grande do Sul, onde pousavam em fazendas adquiridas pela organização criminosa. Posteriormente, a droga seguia por via rodoviária para outros estados e permanecia em depósitos até ser despachada para a Europa através de portos brasileiros”, afirma a divulgação.

Durante as investigações, os agentes analisaram dados bancários do grupo criminoso e identificou ação de doleiros de São Paulo que viabilizavam a distribuição da droga para o exterior. 

“A investigação aponta para um banco informal responsável pela lavagem de dinheiro oriundo de diversos crimes, além do tráfico de drogas, como contrabando e outros ilícitos. A movimentação dessa instituição financeira clandestina foi de aproximadamente 1,4 bilhão de reais nos últimos três anos. A investigação já rastreou cerca de 90 empresas de fachada e 70 pessoas empregadas como “laranjas” do grupo para a operacionalização da lavagem de dinheiro e operações de câmbio ilegais”, completa a nota.

Os crimes investigados na Operação Planum são organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, operação de instituição financeira sem a devida autorização, operação de câmbio não autorizada e lavagem de dinheiro.

Além das três cidades sul-mato-grossenses, policiais cumprem também mandados de busca em nove municípios gaúchos, duas cidades paulistanas, em Tijucas (SC) e também Pirenópolis (GO). 

Cerca de 200 agentes estão envolvidos na operação.

Comentários