Policial

Presa quadrilha que furtou gado com apoio de funcionário de fazenda

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A Polícia Civil efetuou as prisões em flagrante de quatro pessoas suspeitas da prática de vários crimes de abigeato, associação criminosa e posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

Segundo apurado, em intensas investigações que duraram semanas, o SIG (Setor de Investigações Gerais) de Água Clara e de Brasilândia iniciou trabalho de Inteligência para desarticular a quadrilha que atuava nas regiões de Água Clara, Brasilândia e Ribas do Rio Pardo, onde os responsáveis supostamente furtavam gados em verdadeira divisão de tarefas, contando o grupo com um “mandante”, um homem de 55 anos, morador de Brasilândia. 

Dos quatro indivíduos investigados, o chefe do grupo era responsável por cooptar funcionários de fazendas para contar com suas colaborações e garantir, dessa forma, o sucesso da empreitada criminosa.

Os demais comparsas atuavam na linha de frente das subtrações, sendo um deles responsável por dirigir um caminhão boiadeiro, outro por ajudar no embarque do gado e o último, funcionário de fazenda e detentor de relação de confiança, atuava o tempo todo para assegurar a execução dos delitos.

Na data dos fatos, a Polícia Civil recebeu informações de que um caminhão boiadeiro na cor azul estaria em uma estrada vicinal carregando gados produtos de furto, o que motivou a imediata abordagem policial. No veículo, estavam dois dos suspeitos, um de 30 e outro de 28 anos.

Depois dessas averiguações, confrontados com todas as contradições, os dois suspeitos confessaram que tinham acabado de furtar 12 gados de uma fazenda, delatando, ainda, o funcionário como coautor. Admitiram, ainda, furtos em outras oportunidades e confirmaram que atuavam a mando de um senhor de 55 anos que morava em Brasilândia, tudo conforme o aquilatado nas investigações preliminares da Polícia Civil.

Em razão disso, equipe policial se deslocou-se até a propriedade da vítima e localizou o funcionário que facilitava a prática dos furtos pela associação criminosa, um indivíduo de 28 anos. Com ele, foi localizada uma espingarda de calibre .22, sem marca e número aparentes.

Os três suspeitos receberam voz de prisão por abigeato e associação criminosa, sendo que um deles, o funcionário da fazenda, também foi autuado por posse irregular de arma de fogo.

Na sequência, todos foram conduzidos à Delegacia de Água Clara para a formalização dos procedimentos de praxe. 

Simultaneamente, policiais civis realizaram intensas investigações na cidade e lograram êxito não só em recuperar o restante dos gados furtados, como também em prender o principal integrante da associação criminosa, isto é, o “mandante” de 55 anos.

Este indivíduo confirmou os furtos e informou que, após as subtrações, os gados eram pulverizados em cidades e fazendas diversas para dificultar a descoberta dos fatos e as investigações por parte da Polícia Civil. Tanto é que a equipe de Brasilândia recuperou o restante dos animais em mais de um local.

Em Água Clara, foram recuperadas 12 cabeças de gado e em Brasilândia 40.

Comentários