CORUMBÁ

Solvente com capacidade de produzir 10t de cocaína pura é apreendido em MS

Flagrante ocorreu em Corumbá e mais de 130t do solvente foi apreendido - Crédito: Divulgação Flagrante ocorreu em Corumbá e mais de 130t do solvente foi apreendido - Crédito: Divulgação

Trabalho de inteligência conjunto entre PF (Polícia Federal) e RFB (Receita Federal do Brasil) resultou na maior apreensão de precursores químicos controlados já realizada na fronteira, evitando a produção de pelo menos 10 toneladas de cocaína 

O fato ocorreu na tarde de ontem (27/9), em Corumbá. Foi a maior apreensão de acetato de etila já realizada em território nacional.

Conforme a PF, houve a interceptação de 130 toneladas do solvente que atualmente é o mais utilizado no processo conhecido como “refino” da cocaína. 

A carga estava acondicionada em tambores de 200 litros, que por sua vez seriam transportados para a Bolívia em cinco caminhões, também apreendidos, além de um brasileiro preso.

A carga apreendida, avaliada no mercado lícito em mais de R$ 1 milhão seria repassada a traficantes de drogas por pelo menos o triplo desse valor. 

Chama a atenção, porém, o potencial lesivo, quando se mensura a quantidade de cocaína que seria produzida com os insumos apreendidos: pelo menos 10 toneladas de cloridrato de cocaína com alto grau de pureza.

A apreensão reforça o compromisso das instituições envolvidas com o combate aos desvios de precursores químicos nas fronteiras como forma eficaz de combater o tráfico internacional de drogas.
 

Comentários