JAPORÃ

Após eleição suplementar, cidade de MS tem novo prefeito

Paulo Cesar Franjotti (PL) e Gabriel José Klasmann compuseram a única chapa na eleição suplementar - Crédito: Divulgação Paulo Cesar Franjotti (PL) e Gabriel José Klasmann compuseram a única chapa na eleição suplementar - Crédito: Divulgação

A população de Japorã, município sul-mato-grossense com 9.110 habitantes, elegeu no domingo (1) novos prefeito e vice para mandato de um ano. Paulo Cesar Franjotti (PL) e Gabriel José Klasmann compuseram a única chapa na eleição suplementar e foram eleitos com 3.277 votos.

De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), de 5.439 eleitores aptos a votar em 21 seções, 3.515 votaram, mas somente 3.277 foram considerados válidos. Houve ainda 165 em branco, 73 nulos. A abstenção chegou a 1.924.

No despacho que convocou esse pleito, a Corte estadual estabeleceu que os novos gestores municipais ficarão no cargo até 31 de dezembro de 2020.

Presidente da Câmara de Vereadores de Japorã, Franjotti já comandava o município de forma interina desde o afastamento do prefeito Vanderley Bispo de Oliveira (PTB), do vice-prefeito Gilvan Antônio Perin (PSDB), e da vereadora Daiana Vilharva Cáceres Franzoni (PRP).

As novas eleições em Japorã ocorreram por determinação do desembargador João Maria Lós, presidente do TRE-MS, que cumpriu determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) porque “Vanderley Bispo de Oliveira, Gilvan Antônio Perin e Daiana Vilharva Cáceres Franzoni foram condenados pelo juiz da 33ª Zona Eleitoral, Guilherme Henrique Berto de Almada, por captação ilícita de sufrágio nas Eleições 2016”.

Ainda segundo o TRE-MS, a condenação foi motivada por “desvio de verbas públicas para uso em campanha, simulação de reforma do prédio do CREAS, simulação de compras de uniformes escolares, uso da máquina administrativa para promoção pessoal, distribuição de cestas básicas a famílias indígenas e reforma de poço artesiano em assentamento”.

Os gestores públicos municipais chegaram a recorrer, mas a Corte estadual manteve as cassações. Também houve recurso ao TSE, mas o Tribunal negou e deu ordem para execução imediata da decisão do TRE-MS que ratificou as condenações em atendimento a pedido feito pela Procuradoria Regional Eleitoral.

Em 2016, a chapa formada por Wanderley Bispo de Oliveira e Gilvan Antonio Perin foi eleita para comandar o Executivo municipal de Japorã com 2.583 votos. Rudney Freire Marinho e Luiz Bezerra dos Santos firam na segunda colocação, com 2.011 votos.

Comentários