DOURADOS

Após prisões de vereadores, clima segue ‘quente’ para eleições da Mesa Diretora da Câmara

As eleições acontecem às 14h desta sexta-feira (7).

A Mesa Diretora terá uma nova composição a partir de 2019 (Foto: Divulgação) A Mesa Diretora terá uma nova composição a partir de 2019 (Foto: Divulgação)

O clima para definir quem irá comandar a nova Mesa Diretora a partir do dia 1 ° de janeiro de 2019 está quente, isso porque existem duas chapas registradas, uma que é independente com candidato à presidência Alan Guedes (DEM), e a outra, Pedro Pepa (DEM) da base da prefeita Délia Razuk (PR), mas que foi preso durante a Operação Cifra Negra para apurar supostas irregularidades e contratos de empresas que prestavam serviço para a Câmara. 

Por causa da prisão de Pedro Pepa e Cirilo Ramão (MDB), na disputa para o segundo secretário, na quarta-feira (5), vereadores da chapa de apoio à prefeita foram até a Câmara, na manhã de ontem (6), querendo substituição da Mesa Diretora.

Como os dois vereadores estão presos, não vão poder disputar as eleições, que acontecem às 14h desta sexta-feira (7).

De acordo com a base aliada da prefeita, no lugar de Pepa ficaria o Alberto Alves dos Santos (PR), o Bebeto, e para substituir Cirilo, ficaria o Jânio Miguel (PR).

PRAZO 

A presidente da Casa Leis, vereadora Daniela Hall (PSD) havia informado ontem que não aceitava essa decisão porque o prazo já passou. O prazo foi encerrado na quarta-feira (5), às 14h.

Caso seja aceita a substituição, que ainda não foi informado, disputariam então para presidente, Bebeto (PR) e Alan Guedes (DEM).

Com os vereadores presos, teriam 16 votando, sendo oito da base da prefeita e oito de forma independente. Como daria empate, Bebeto ganharia a eleição porque é mais velho.

Porém, ao mesmo tempo, caso a substituição não seja aceita, Pedro Pepa, mesmo estando preso, ganharia a eleição.

CHAPAS

Duas chapas foram protocoladas na Casa de Leis para concorrer às funções da Mesa Diretora. Em um dos grupos está Alan Guedes (DEM), Elias Ishy (PT), Sergio Nogueira (PSDB) e Daniela Hall (PSD) concorrendo aos cargos de presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, respectivamente. Esse grupo já conta com apoio de Marçal Filho (PSDB), Lia Nogueira (PR), Olavo Sul (PEN) e Madson Valente (DEM).

 

A outra chapa é comandada pelo vereador Pedro Pepa (DEM), que concorre à presidência, e ainda por Junior Rodrigues (PR), Silas Zanata (PPS) e Cirilo Ramão (MDB), que, respectivamente, concorrem pelos cargos de vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.

PRISÕES

Foram presos na tarde durante a operação os vereadores Pedro Pepa (DEM), atual secretário da mesa diretora, Idenor Machado (PSDB), e Cirilo Ramão (MDB), segundo secretário, além de um servidor do legislativo, Amilton Salinas, e o ex-vereador Dirceu Longhi (PT). No total, dez mandados de prisão e um de busca e apreensão foram realizados em Dourados e em Campo Grande. 

Durante a operação, foram apreendidos documentos referentes a licitações dos anos de 2010 a 2016.

 

Comentários