Política

Deputado diz não existir leitos para pacientes com coronavírus no Hospital da Vida

Relatório divulgado pela SES afirma que Dourados tem 48 leitos públicos, mas Barbosinha disse ter checado e hospital não tem os 20 leitos anunciados

Barbosinha (DEM) apresentou requerimento pedindo explicações sobre falta de leitos em Dourados. (Divulgação) Barbosinha (DEM) apresentou requerimento pedindo explicações sobre falta de leitos em Dourados. (Divulgação)

O deputado estadual Barbosinha (DEM) fez uma denúncia durante sessão realizada nesta quarta-feira (17) de que os 20 leitos públicos destinados a pacientes com coronavírus no Hospital da Vida em Dourados, epicentro da doença no Estado, não existem.

Segundo o parlamentar, no último fim de semana, ele recebeu a informação que o município tinha apenas 17 leitos e todos estavam ocupados. “Dourados se caracteriza como epicentro da pandemia. As informações são de que o município tem disponibilizados 48 leitos, sendo 20 no Hospital da Vida, mas eles não existem”.

Barbosinha afirmou que o quadro em Dourados é extremamente preocupante. “Se não houver uma ação imediata, precisa ter sintonia entre a SES e a secretaria municipal de Saúde para encontrar alternativas para Dourados não ter colapso da doença”.

Contudo, o deputado protocolou requerimento questionando os dados desencontrados. “Com mais 800 mil habitantes, faz-se necessário da tomada urgente para grave denúncia que faço. O Hospital da Vida não tem 20 leitos, não tem nenhum leito de Covid-19”.

Por fim, o democrata afirma que consta os leitos habilitados e com isso, recursos foram repassados para habilitação. “Foram habilitados 48 leitos, 20 leitos no Hospital da Vida não existem. Nenhum leito de UTI foi disponibilizado até o fim da semana passada”.

Segundo os números apresentados pelo parlamentar, na última terça-feira (16), a SES divulgou 28 leitos em Dourados. “Número muito aquém dos 48 habilitados. O relatório da SES da conta da existência de 48 leitos nos hospitais Evangélico, Universitário, Santa Rita e da Vida”. 

Relatório do Conselho de Enfermagem

O deputado Renato Câmara (MDB) leu relatório do Conselho Estadual de Enfermagem sobre a questão dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e no Hospital da Vida faltam luvas de alguns tamanhos para os profissionais de saúde. 

De acordo com Câmara, a fiscalização foi feita no último dia 3 de junho. “O Conselho recomenda à Fundação de Saúde de Dourados que comprove os estoques de materiais. Também faltam aventais, entre outros materiais”. 

 

Comentários