Política

Gerson Claro é eleito presidente da CCJR da Assembleia de MS

Adversário do pepista abriu mão e foi eleito por consenso

Foto: Reprodução, TV ALEMS Foto: Reprodução, TV ALEMS

O deputado estadual  () foi eleito na manhã desta quarta-feira (24) novo presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da  (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul). Esta foi a primeira reunião oficial do colegiado em 2021.

Claro disputava com Eduardo Rocha (MDB), que abriu mão em busca de consenso. Barbosinha () será o vice-presidente. Além deles, estão na comissão Evander Vendramini () e Rinaldo Modesto (PSDB). 

Desde a abertura do ano legislativo, há três semanas, a CCJR estava funcionando de forma temporária, com a composição de 2020. Todos os colegiados da Casa estavam trabalhando neste formato até a formalização das indicações dos blocos.

Com a definição e instalação definitiva da comissão, a Assembleia pode dar andamento a dezenas de projetos de lei parados. Depende deste colegiado a análise se todo projeto apresentado pode ir ou não a plenário.

Reunião

Com a eleição deixada para o fim da reunião, os membros distribuíram os mais de 40 projetos para emissão de parecer. Apenas um foi aprovado para ir à votação ainda hoje em plenário.

Trata-se de proposta de Barbosinha que impõe multa de R$ 88,1 mil para quem furar a fila de vacinação contra a Covid-19. Com parecer favorável de Rocha, os demais parlamentares aprovaram o texto por unanimidade.

Formação

O G9, liderado por Marcio Fernandes (MDB), acabou confirmando a indicação de Barbosinha () e Eduardo Rocha (MDB). Pelo G10, retornaram Evander Vendramini e , ambos do . O PSDB também manteve Rinaldo Modesto na comissão.

Prevaleceu o acordo do grupo e Lídio Lopes (Patriota) deixou a comissão. Ele pretendia ser reconduzido, mas ele não encontrou guarida no G10 de  Machado (PSD) e decidiu permanecer no G9.

Comentários