Política

Justiça Eleitoral diz que mensagem sobre erro em processamento de votos é falsa

Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) divulgou nota de esclarecimento desmentindo mensagem sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica. O recado circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo. Segundo o órgão, a informação é falsa.

A mensagem espalhada trataria da escolha para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto. O TRE-MS explicou que são utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais de Mato Grosso do Sul, como os modelos 2006, 2008, 2009, 2010, 2013 e 2015.

A nota elucida que “a velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla ‘confirma’, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica”.

Ainda de acordo com o órgão, a intenção do esclarecimento é “combater as notícias falsas”, “reforçar a confiabilidade no sistema das urnas” e “despertar a atenção crítica dos eleitores”.

Confira a nota do TRE-MS na íntegra:

“A Justiça Eleitoral esclarece que a mensagem que circula em rede sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa.

A informação falsa trata do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto.

No Estado de Mato Grosso do Sul são utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais, dentre eles o modelo 2006, 2008, 2009, 2010, 2013 e 2015.

A velocidade de Processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica.

Frise-se, cada modelo tem processamento distinto e é importante que o eleitor entenda como se dá o encerramento da votação e tenha segurança de que todos os seus votos são devidamente registrados pela urna eletrônica.

Importante ressaltar que nosso sistema é auditável. Qualquer ocorrência de fraude será detectável.

Logo, mais que combater as notícias falsas, é reforçar a confiabilidade no sistema das urnas e despertar a atenção crítica dos eleitores.

A velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica.”

 

Comentários