Política

Marçal quer delegacia contra crimes de maus-tratos a animais nos municípios mais populosos

Deputado estadual Marçal Filho quer delegacia que atenda maus-tratos contra animais nas maiores cidades do Estado - Crédito: Divulgação/ALMS/Arquivo Deputado estadual Marçal Filho quer delegacia que atenda maus-tratos contra animais nas maiores cidades do Estado - Crédito: Divulgação/ALMS/Arquivo

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB), solicitou ao governo do estado, a implantação de delegacia de combate a crimes de maus-tratos contra animais nos municípios mais populosos de Mato Grosso do Sul. A iniciativa vai ao encontro dos anseios da população, que tem visto este tipo de infração crescer nos últimos anos.

O caso mais recente chocou os moradores de Dourados. Na manhã da última segunda-feira (21), o Serviço de Investigação Geral (SIG), da Polícia Civil, deteve um jovem de 18 anos, acusado de espancar com chutes, pisar, arrastar, rodar e jogar um gato para cima até a morte do animal. O caso aconteceu no bairro Jardim Europa e foi filmado. A crueldade do ato cometido pelo detido causou grande comoção.

“A implantação de delegacias com esta finalidade é fundamental, pois amplia as condições para fiscalizar e condenar atos deste tipo cometidos contra animais”, defende Marçal.

As punições para pessoas que cometem maus-tratos contra animais está prevista na Lei de Crimes Ambientais, que prevê para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, pena de detenção, que varia entre três meses a um ano, além de multa.

“Precisamos criar mecanismos para que ações de maus-tratos de animais sejam severamente punidas e a implantação de delegacias de combate a crimes de maus-tratos contra animais nos municípios mais populosos de Mato Grosso do Sul é um grande passo para que os agressores sejam punidos”, finalizou Marçal Filho.

Comentários