POLÍTICA

Posse na AL ressalta pacto com o povo e enfrentamento contra a "velha política"

Deputados eleitos posam para foto após enceramento da sessão que abriu a 11ª legislatura. - Crédito: Dourados News Deputados eleitos posam para foto após enceramento da sessão que abriu a 11ª legislatura. - Crédito: Dourados News

A posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi a oportunidade para que os parlamentares reiterassem o pacto estabelecido com a população sul-mato-grossense. 

Em cerimônia que durou cerca de 1h20, alguns dos eleitos, conforme regimento da Casa, subiram à tribuna para relembrar a honra ao voto. 

O primeiro a discursar foi o campeão nas urnas, Capitão Contar (PSL), eleito com 78.390 votos. O parlamentar destacou que o resultado das eleições de 2018 romperá um ciclo político de governos de coalizões, baseando-se na escolha de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República.

Em vários momentos Contar citou aspectos políticos em âmbito nacional, mas finalizou ressaltando aos colegas da Casa sobre a necessidade de uma política além das palavras de campanha.

Em seguida assumiu a tribuna o deputado eleito pelo PT (Partido dos Trabalhadores) Cabo Almi. Ele iniciou seu discurso citando aspectos de crise dentro do partido, naturalizando a instabilidade enfrentada pela sigla. 

Almi também ressaltou o retorno à Casa de Leis com o sentimento de compromisso com uma legislatura humilde e uma oposição inteligente. 

Durante sua fala antecipou discussões em evidência nos últimos dias como a cota zero e a reforma da previdência aos militares. 

Na sequência o deputado Eduardo Rocha do MDB reiterou as falas e ampliou o assunto relembrando ações na legislatura passada. 

Em seguida foi a vez do discurso de Reinaldo Azambuja (PSDB), governador de Mato Grosso do Sul pelo segundo mandato.

O chefe do executivo estadual deixou claro que manterá o seguimento de um governo “que não foge de problemas e assume seus deveres”. 

Ele pediu aos parlamentares eleitos e reeleitos uma atuação harmônica e convergente, a fim de promover o equilíbrio do Estado. 

Por fim o dirigente da sessão que abriu a 11ª legislatura, deputado Onevan de Matos (PSDB), cobrou ações de pressão ao Governo Federal no que diz respeito a segurança de fronteira e também sensibilidade das autoridades políticas para o aspecto ambiental de Mato Grosso do Sul, relembrando a tragédia em Brumadinho (MG).

Ao final da sessão foi convocado outro encontro, ainda hoje (1°) às 11h, em caráter extraordinário para eleição da Mesa Diretora do biênio 2019/20. 

Comentários