Política

Projeto de Marçal Filho cria campanha para incentivar doações de órgãos

Projeto de Marçal quer instituir Setembro Verde em MS Projeto de Marçal quer instituir Setembro Verde em MS

Sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, reduzindo a fila de espera por um transplante. É com este objetivo que o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) apresentou Projeto de Lei que institui o "Setembro Verde" como mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Mais de 400 pessoas aguardam na fila por transplante em Mato Grosso do Sul.

Conforme o Projeto de Lei 270/2021 apresentado pelo deputado, todos os anos do dia 1º ao dia 30 de setembro,  será realizado ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

A justificativa da proposta prevê que o Poder Executivo, em conjunto com as entidades afins, realize debates, palestras, seminários, audiências públicas, campanhas educativas e de conscientização, entre outras iniciativas, no intuito de esclarecer e alertar a população sobre a importância da doação de órgãos.

“Crendices somadas à falta de informações e oposição da família são os maiores responsáveis pelo insuficiente número de doadores”, destacou Marçal Filho. Segundo a proposta, a campanha Setembro Verde tem por objetivo celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro.

A pandemia fez diminuir o número de cirurgias e as doações também. Só para transplante renal, são cerca de 150 pessoas aguardando na fila, outras 248 esperam por uma doação de córnea e 4 buscam por um novo coração. 

 

Comentários