Política

Ronaldo Fonseca irmão do ex-prefeito Rivamir assume ministério em Brasília

Planalto anuncia deputado Ronaldo Fonseca como novo ministro da Secretaria-Geral.

O Palácio do Planalto informou na noite desta quinta-feira (24) que o deputado Ronaldo Fonseca (sem partido-DF) será o novo ministro da Secretaria-Geral.

Pouco antes de o Planalto confirmar o nome de Fonseca na pasta, o Podemos divulgou uma nota informando que o deputado havia se desfiliado da legenda.

A Secretaria-Geral foi extinta em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff e recriada em fevereiro de 2017 por Michel Temer (relembre mais abaixo).

Hoje, a pasta é responsável pelas secretarias nacionais de Comunicação Social e de Assuntos Estratégicos, além do cerimonial da Presidência e do Programa de Parcerias para Investimentos (PPI).

Até abril deste ano, a pasta foi comandada por Moreira Franco (MDB-RJ), atual ministro de Minas Energia, um dos principais conselheiros de Temer.

Desde que Moreira deixou a pasta, na reforma ministerial, a Secretaria-Geral vem sendo comandada interinamente por Joaquim Lima de Oliveira, secretário-executivo do ministério.

Secretaria-Geral

Nos governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, a Secretaria-Geral da Presidência foi a principal responsável pela interlocução com os movimentos sociais.

Comandaram a pasta Luiz Dulci (2003-2010), Gilberto Carvalho (2011-2014) e Miguel Rossetto (2015). Os três são do PT.

Em outubro de 2015, Dilma criou a Secretaria de Governo, hoje comandada por Carlos Marun, que uniu Secretaria-Geral, Secretaria de Relações Institucionais, Gabinete de Segurança Institucional (transformado em ministério por Temer) e a pasta da Micro e Pequena Empresa.

Quando Temer recriou a Secretaria-Geral, no ano passado, a medida foi alvo de polêmica.

Isso porque Moreira Franco, anunciado à época como ministro, havia ganhado o direito ao foro privilegiado em meio a diversas denúncias de delatores da Lava Jato contra ele.

Perfil

Nascido em Volta Redonda (RJ), Ronaldo Fonseca é advogado e está no segundo mandato como deputado federal.

Agora sem partido, o novo ministro já foi filiado a PP, PSC, PR, Pros e Podemos.

Segundo o site da Câmara, Fonseca já atuou nas comissões de Defesa do Consumidor, de Constituição e Justiça, de Direitos Humanos e de Educação.

Ainda de acordo com a Câmara, ele também presidiu o conselho político da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Comentários