Política

Trad e André estacionam e Riedel sobe mais 3 pontos

Contratada pela Rede Record, a pesquisa de 24 de agosto foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS-06707/2022.

Redação-Diario Itaporã Redação-Diario Itaporã

Pesquisa do instituto Real Time Big Data/TV Record divulgada nesta segunda-feira mostra a real que segue indefinidos os dois nomes ques estarão no segundo turno. Estão tecnicamente empatados Marquinhos Trad (PSD) e Eduardo Riedel (PSDB), enquanto que André Pucinelli (MDB), dentro da margem de erro de 3%, tem apenas 1 ponto percentual a mais do que o segundo colocado. Clique aqui e veja a pesquisa na íntegra.

De acordo com os números, André Puccinelli segue na frente, com 22% das intenções de voto, seguido por Marquinhos Trad (PSD), com 18%, e Eduardo Riedel (PSDB), que contabilizou 17% nesta nova pesquisa. Com a margem de erro, os três seguem em empate técnico.

Logo depois dos três primeiros aparece Rose Modesto (União Brasil), com 13%, Capitão Contar (PRTB), com 11%, e Giselle Marques (PT), com 5%. Os votos nulos ou brancos somaram 6% dos entrevistados e os que não sabem ou não responderam foram 8%.

Votos válidos

O empate técnico se repete no cenário que considera apenas votos válidos: Puccinelli tem 25%, Trad, 21%, Riedel, 20%. Na pesquisa espontânea, eles aparecem com 14%, 10% e 8%, respectivamente. O ex-governador é o candidato com o maior índice rejeição, com 49%. Trad tem 37% e Riedel, 31%.

“Nesse cenário de indefinição, quem mais conquistou votos foi Riedel, ameaçando o segundo lugar de Trad, que estagnou em relação à última pesquisa', destaca Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data.

Senado

Na disputa ao Senado, Tereza Cristina (PP) consolidou sua vantagem em relação aos demais candidatos. A ex-ministra cresceu um ponto em relação à pesquisa de agosto, somando 41%. Juiz Odilon (PSD) manteve seus 16%, Mandetta (União Brasil), cresceu de 10% para 12%, Professor Tiago Botelho (PT) tem 6% e Jeferson Bezerra (Agir) e Anizio Tocchio (PSOL) têm 1% cada.  Dos entrevistados, 8% optaram por votar branco ou nulo, enquanto 15 % não souberam responder.

A pesquisa entrevistou 1000 pessoas em 44 cidades do Estado entre os dias 2 e 3 de setembro de 2022. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado sob o número MS-08696/2022.

Dança dos números

Comparando-se a pesquisa anterior da Real Time Big Data, de 24 de agosto, Eduardo Riedel segue como o candidato com o maior crescimento. Na ocasião ele tinha 14% das intenções de voto, saltando agora para 17%.

André Puccinelli, que tinha 21%, subiu para 22%, enquanto que Marquinhos Trad estacionou nos 18%, resultado do desgaste em função das denúncias de crimes sexuais que teriam sido praticados por ele contra várias mulheres e atualmente apurados em inquérito policial na DEAM.

Na pesquisa de agosto, Rose Modesto tinha 12%, e agora aparece com 13%. Capitão Contar caiu de 12% para 11%, enquanto que Giselle Marques subiu de 4% para 5%. Adonis Marcos e Magno Souza não pontuaram na ocasião.

Contratada pela Rede Record, a pesquisa de 24 de agosto foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS-06707/2022.

Comentários