MUNDO

Trump é o monstro dos pesadelos das crianças?

Trump é o monstro dos pesadelos das crianças? Trump é o monstro dos pesadelos das crianças?

A situação das mais de 2.300 crianças imigrantes que foram separadas de seus pais - cifra de apenas dois meses - na fronteira do México com os Estados Unidos, comove o mundo. A crise das crianças enlameou Trump. Raríssimos são os defensores dessa cruel atitude. As crianças estão encarceradas em jaulas gigantescas chorando para reunir-se com seus familiares.
Daí que muitos rostos conhecidos estão aderindo a uma campanha internacional. Os dois mais recentes foram George Clooney e Peter Fonda. Clooney e sua esposa doaram US$100.000 para a causa e declararam: "Não podemos mudar as políticas desse governo, mas podemos ajudar as suas vítimas".


Mas um dos gestos mais surpreendentes e raivosos veio de Peter Fonda. O irmão da atriz Jane Fonda e pai da também atriz Bridget Fonda, alçou sua voz em um duríssimo discurso contra a política da Casa Branca. Para expressar seu ponto de vista decidiu utilizar Barron Trump, de 12 anos, filho do presidente e de Melania Trump: "Deveríamos arrancar Barron dos braços de sua mãe e colocá-lo em uma jaula com pedófilos e ver se sua mãe se levantava contra o grandíssimo imbecil com quem está casada".

As crianças realmente estão presas em jaulas?

Nos últimos meses circulam nas redes sociais fotos da agência Associated Press onde aparecem duas crianças tombadas no solo em uma pequena sala com grades metálicas. Todavia, a foto é de 2014, em um centro de detenção de Nogales - no Arizona - ainda no governo Barack Obama. No domingo passado, a polícia fronteiriça difundiu fotografias atuais de um centro de detenção em McAllen - no Texas - onde estão imigrantes e crianças depois de ser apreendidos na fronteira. As imagens mostram grandes salas com grades em que aparecem crianças deitadas e outras salas menores com adultos e crianças juntos.

Obama e Bush separavam as crianças de seus pais?

Os dois predecessores de Trump, o democrata Barack Obama e o republicano George Bush, enfrentaram picos de imigração irregular e endureceram as condições. Todavia, nenhum praticou essa política de separar crianças de seus pais. Até 2006, era comum que a polícia de fronteira detivesse separados pais de seus filhos, segundo um informe do "American Immigration Council". Naquele ano, o Congresso determinou a liberação das famílias para entrar no país ou mantê-las juntas sob custódia até a deportação. Portanto, essa separação não é nova, porém é um retrocesso.
Bush, durante seu governo, determinou uma política de "tolerância zero" através do programa "Streamline" (Otimização), que determinava o processamento criminal para os sem papéis, com julgamentos rápidos e, às vezes, grupais. Mas, em geral, os imigrantes com filhos eram liberados para entrar nos EUA. Obama praticou a mesma política em raros momentos. Só não liberava a entrada daqueles envolvidos com tráfico de drogas ou com antecedentes criminais.
Trump se queixa da morosidade da justiça. Afirma que mais de 700.000 casos de famílias que deveriam ser deportadas estão parados nos tribunais. Afirma que em 2009 eram 225.000 casos. O governo Trump ao separar crianças de suas famílias, pretende pressionar esses tribunais. Pressão ou chantagem? Certamente, crueldade e imoralidade.

Comentários