RURAL

Atrasado pela estiagem, plantio da soja inicia no sul de MS, em Vicentina e Fátima do Sul

Ainda distante e incerta, colheita da soja nessa safra é estimada em 9,9 milhões de toneladas - Crédito: Divulgação/Governo MS Ainda distante e incerta, colheita da soja nessa safra é estimada em 9,9 milhões de toneladas - Crédito: Divulgação/Governo MS

Receosos com a falta de chuvas desde o fim do vazio sanitário, produtores sul-mato-grossenses atrasaram o plantio da soja e a semeadura, mesmo ainda tímida, começou na região sul do Estado, puxada pelos municípios de Vicentina e Fátima do Sul. Essas informações constam na Circular 328/2019, divulgada pela da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Conforme o levantamento do setor produtivo estadual, a estimativa para a safra de soja 2019/2020 é de 3,163 milhões de hectares cultivados, com produção aproximada de 9,906 milhões de toneladas e produtividade média de 52,19 sacas por hectare.

Apesar desse otimismo, mesmo liberado desde 16 de setembro, o plantio começou tímido porque a estiagem “é prejudicial à semeadura da safra”, conforme os especialistas da Famasul, que descrevem ter observado “prudência dos produtores do estado para início dessa semeadura”.

“O mês de setembro em Mato Grosso do Sul foi marcado por veranicos e baixa precipitação, de forma que observou-se um tímido movimento de semeadura de soja, à espera de melhores condições climáticas para que haja viabilidade dos grãos semeados”, descreve a Circular Técnica.

Com base em dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foi apurada redução de 390% no volume de chuvas no comparativo entre setembro de 2018 e de 2019. No ano passado, a precipitação média acumulada foi de 3.105 milímetros, índice que despencou para os atuais 634 milímetros. Até mesmo comparada à média dos seis anos recentes, de 2.123 milímetros, observa-se redução, de 234,85%.

Sem as condições ideais para a semeadura, a área plantada até 4 de outubro era de aproximadamente 6.327 hectares, 0,2% dos 3,163 milhões de hectares estimados para essa safra. “A região sul está com o plantio mais avançado, com cerca de 0,3% das áreas plantadas, enquanto a região centro e norte estão com 0,0%”, pontuaram os pesquisadores da Famasul.

A Circular Técnica mostra ainda que dos municípios com plantio iniciado, Vicentina e Fátima do Sul tinham os maiores índices, de 3%. Douradina estava com 2%, enquanto Maracaju e Naviraí tinham 1%.

Comentários