COVID-19

Saiba caminho a ser percorrido em MS caso suspeite estar com o novo coronavírus

UPA de Dourados é uma das unidades de referência - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News UPA de Dourados é uma das unidades de referência - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Fluxograma definido pelo Centro de Operações de Emergência instituído pela Secretaria de Estado de Saúde detalha qual é o caminho a ser percorrido por paciente com suspeita de coronavírus (SARS-COV-2) na rede assistencial em Mato Grosso do Sul.

Para pessoa com coriza, dor de garganta e/ou mal estar momentâneo, a orientação é que permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias. É recomendada hidratação e repouso.

Já quem tem tosse, dor de garganta, febre (temperatura corporal maior do que 38°C) persistente que volta após uso de antitérmico deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Caso tenha convênio, pode recorrer à rede associada. A exemplo do outro quadro já descrito, a recomendação feita é para hidratação.

Somente em caso de tosse, dor de garganta, febre persistente que volta após uso de antitérmico e falta de ar é recomendada a procura por uma Unidade de Pronto Atendimento Médico (UPA 24h). Em caso de convênio, procure o hospital associado.

Para idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas, a orientação da Secretaria de Estado de Saúde é para que, em caso de coriza, dor de garganta, febre e mal estar persistente, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. E caso tenham convênio médico, devem procurar a rede associada.

Comentários