MATO GROSSO DO SUL

Acúmulo de chuvas aumenta número de casos de dengue em 2020

O Aedes Aegypti se reproduz em locais com acúmulo de água parada - Crédito: Divulgação O Aedes Aegypti se reproduz em locais com acúmulo de água parada - Crédito: Divulgação

O número de municípios de Mato Grosso do Sul que confirmaram casos de dengue na primeira quinzena de 2020 mais que dobrou, na comparação com o mesmo período do ano passado. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado.

Enquanto em 2019 apenas 11 cidades confirmaram 25 casos em todo Mato Grosso do Sul, nos primeiros quinze dias de 2020 já são 24 cidades com confirmações de casos de dengue e um total de 133 pessoas que contraíram o vírus da dengue no Estado neste ano. 

Esta diferença pode estar relacionada as chuvas registradas em dezembro de 2018 e dezembro de 2019, fator determinante para o aumento dos focos da doença que é transmitida por um mosquito que se reproduz em acúmulos de água parada. 

Utilizando dados climáticos referentes a cidade de Dourados, durante os 31 dias do mês de dezembro de 2018, ou seja, quatro semanas antes do início do mês de janeiro de 2019, choveu 109,40 milímetros. Já em dezembro de 2019, o acúmulo foi quase o dobro, chegando a 216,8mm, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima em Mato Grosso do Sul).

DENGUE EM DOURADOS

Em relação a maior cidade do interior do Estado, os dados do boletim da Secretaria de Saúde mostram que dois dos quatro casos notificados foram confirmados como dengue por meio de avaliação laboratorial neste início de ano. 

Os números referentes a Dourados nos primeiros 15 dias de 2020 são relativamente baixos se comparado com a incidência de notificações registradas em cidades como Alcinópolis (40 notificações), Cassilândia (81 notificações) e Caracol (38 notificações).

Durante a primeira quinzena de 2019, o Boletim Epidemiológico registrou apenas uma notificação de dengue em Dourados, caso que foi confirmado após análise. 

Em nível de estadual, a quantidade de notificações de suspeitos de dengue aumentou neste início de ano, passando de 692 casos notificados em 2019 e 989 notificações no mesmo período em 2020 em 24 dos 79 municípios sul-mato-grossense. 

Comentários