Saúde

Além de doses da Fiocruz, Brasil receberá mais 4 milhões de vacinas da OMS

MS já tem 82,5 mil doses de Manguinhos garantidas e deve receber parte do reforço

Chegada deve reforçar repasse de vacinas para os estados, mas ainda não há dados sobre a distribuição (Foto: Marcos Maluf/Arquivo) Chegada deve reforçar repasse de vacinas para os estados, mas ainda não há dados sobre a distribuição (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Além das 6,5 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) na sede carioca de Manguinhos, entregues nessa sexta-feira (30), o Brasil deve receber ainda nesse fim de semana mais 4 milhões de doses da mesma vacina, repassas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Com esse reforço, o Ministério da Saúde terá 10,5 milhões de doses da AstraZeneca para redistribuição aos estados. A novidade vem justamente em um período de forte alta da covid-19 em todo o território nacional e inúmeras notícias de falta de vacina.

Em contato da reportagem com o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, ele frisou que certamente haverão doses a serem destinadas para o Estado desse novo montante de 4 milhões, contudo, ainda não há detalhes de como e quando, nem a quantidade, que deve vir para solo sul-mato-grossense.

Já quanto às doses fabricadas pela Fiocruz, Mato Grosso do Sul terá direito a 82,5 mil unidades que devem desembarcar em Campo Grande nesse sábado (1). Além desse número, devem chegar ao Estado mais 5,6 mil doses da Coronavac.

De acordo com o colunista Jamil Chade, do portal UOL, havia temor que a crise da covid-19 na Índia, com uma explosão de casos, causasse desabastecimento de vacinas. A previsão é de que o Brasil receberia as doses em abril, mas um atraso de carregamento acabou fazendo com o que o país esperasse um pouco mais.

Conforme o cronograma apresentado, o Brasil deve receber 220 mil doses nesse sábado, e no domingo (2) os 3,8 milhões restantes, em dois voos. Ao todo, o país adquiriu 42 milhões de unidades via Covax - suficiente para atender com duas doses 10% da população. Até o momento, apenas 1,2 milhão foram entregues.

Comentários