DOURADOS

Após surto de chikungunya em 2018, Dourados agora tem alerta para dengue

CCZ informou que 8 casos de dengue já foram confirmados desde janeiro, ante 21 registrados ao longo de todo o ano passado

CCZ alerta população para necessidade de prevenir proliferação da doença (Foto: A. Frota) CCZ alerta população para necessidade de prevenir proliferação da doença (Foto: A. Frota)

Após encerrar 2018 com surto de febre chikungunya confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde, Dourados inicia 2019 com alerta para outra doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Nesta quinta-feira (14) o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) informou que 8 casos de dengue já foram confirmados desde janeiro, ante 21 registrados ao longo de todo o ano passado.

Embora classifiquem a incidência atual como baixa, as autoridades sanitárias do município alertam para prevenção porque “o período de calor e chuvas constantes é considerado ideal para reprodução do Aedes aegypti, mosquito vetor da doença”.

Ao citar que “o número de imóveis notificados com irregularidades aumentou no município na semana anterior”, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Dourados detalhou que o “trabalho dos agentes ‘casa a casa’, com apoio também das denúncias pela população de pontos com acúmulo de lixo e possíveis focos do mosquito, culminou na notificação de 521 imóveis”.

A imprensa oficial informou ainda que a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, alertou que “o número de notificações cresceu significativamente, já que na semana de 27 de janeiro a 02 de fevereiro, o total foi de 120. De 20 a 26 de janeiro, o total foi de 156”.

“O CCZ ressalta que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a reprodução do mosquito transmissor da doença. O recolhimento de embalagens dos quintais, como copos plásticos, tampinhas de garrafas, pneus velhos, sacos plásticos, entre outros, é necessário para contribuir na prevenção”, pontua. “Imóveis não habitados e terrenos em condições que notavelmente são atraentes para o mosquito da dengue devem ser denunciados ao CCZ, para que os agentes façam vistoria”, acrescenta, disponibilizando o telefone 3411-7753.  

SURTO DE CHIKUNGUNYA

Se nesses primeiros meses de 2019 a preocupação do CCZ é com a dengue, em 2018 o problema foi a febre chikungunya. Embora os dados das autoridades sanitárias do município e do Estado tenham divergências, houve relato de surto confirmado da doença.

No início deste ano, o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Dourados, Devanildo de Souza, informou que no ano passado houve 153 casos de dengue notificados e 40 confirmados, enquanto a febre chikungunya teve um total de 156 notificados com 90 casos positivos, e o zika vírus um único caso confirmado.

Contudo, até outubro de 2018 a Secretaria de Estado de Saúde contabilizava 85 casos autóctones – contraídos no próprio município - confirmados de febre Chikungunya, além de 143 notificações suspeitas. Boletim Epidemiológico divulgado na ocasião apontava ter sido detectado surto de chikungunya (em bairro específico não revelado) a partir da semana epidemiológica 11 - compreendida entre os dias 11 e 17 de março - com casos confirmados. 

Comentários