NOVEMBRO AZUL

Brasil registrará mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata em 2020

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Novembro foi destinado o mês da prevenção do câncer de próstata, embora não exista dia ou mês ideal para cuidar da saúde, mas a campanha desperta os riscos que a doença pode trazer. 

O câncer de próstata é muito frequente e mortal quando o diagnóstico não é feito precocemente. Estima-se que teremos cerca de 68.220 novos casos em 2020, causando cerca de 14 mil mortes/ano. É a segunda causa e morte em homens, atrás apenas do câncer de pulmão, e a quarta mais comum, se considerarmos ambos os sexos, atrás apenas de pulmão, mama e colorretal.

A próstata é uma glândula impar, localizado logo abaixo da bexiga, e tem como função principal produzir 70% do líquido seminal, que começa crescer aos 30 anos de idade (cerca de 0,4 g/ano). Quando o tumor está na fase inicial, é totalmente assintomático, por isso a importância da avaliação de rotina, porém nas fases mais avançadas teremos sintomas como: dificuldade para urinar, diminuição do jato e calibre urinário e urinar muito a noite, e quando está com metástases, além dos sintomas inerentes a qualquer câncer, terá muita dor óssea, pois é o principal lugar das metástases, e nessa fase não há mais chance de cura. Portanto, prevenir é o melhor caminho. Quando  o diagnóstico é feito precocemente a chance de cura chega ser 95%.

Não se sabe a causa do câncer, mas a hereditariedade é o maior risco, sendo assim os homens com história familiar deve começar exame aos 40 anos de idade e o restante aos 45 anos, sendo o exame anual.

A avaliação consiste na história clínica, toque retal, que é um exame insubstituível, que dura cerca de 10 segundos, muito importante, pois a maioria dos tumores começa na periferia da próstata, seguido do exame e sangue  conhecido por PSA (antígeno específico de próstata), que aumenta em algumas situações, sendo uma delas o câncer de próstata.

O câncer de próstata é quase 100% curável nas fases inicial e incurável em fases avançadas. Portanto, prevenir é o único caminho. Seja um homem de atitude, faça exame da próstata.
 

*Dr. Amauri Antonio Espósito
Médico urologista – Hospital do Coração

 

Comentários