Saúde

Capital: Contra o caos, prefeitura abre 120 leitos de UTI

A liberação será para a Unidade do Trauma, com 90 leitos clínicos e 30 de terapia intensiva

Serão abertos novos 30 leitos de terapia intensiva na Santa Casa. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf) Serão abertos novos 30 leitos de terapia intensiva na Santa Casa. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Para desafogar outras unidades hospitalares com o agravamento a pandemia de covid-19, a prefeitura de Campo Grande anunciou a destinação de 120 leitos da Unidade do Trauma da Santa Casa para atendimento exclusivo de pacientes de covid-19. Entre estes, 90 são leitos clínicos e 30 de terapia intensiva.

Ao Campo Grande News, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) disse que essa foi uma alternativa para dar segurança à população em razão dos números crescentes da doença.

Só ontem foram 18 mortes em Campo Grande, no pior dia já registrado desde o ano passado, quando a doença teve os primeiros casos na cidade.

Marquinhos anotou que, ainda que a estrutura esteja em ampliação, é preciso colaboração da população, respeitando  os cuidados com a proteção contra o novo coronavírus.

O prefeito concordou, ao ser indagado pela reportagem, que essa foi uma alternativa ao "plano de guerra' que previa até fechamento de unidades para concentrar o atendimento.

Dentro das medidas de enfrentamento ao aumento de casos está encaminhamento de pessoas com outras doenças para outras unidades hospitalares. De acordo com a prefeitura, hoje (17) estão sendo ativados outros 15 leitos de retaguarda no Hospital São Julião.

Com isso, são 54 novos leitos abertos apenas durante as duas últimas semanas. Sendo os outros, 12 de UTI para pacientes do SUS na Clínica Campo Grande, 7 para casos semicríticos no Hospital de Câncer, 10 também de UTI no Hospital do Pênfigo e 10 no Hospital El Kadri.

Todas as ações visam lutar contra os alertas de limite da estrutura. Nesta terça-feira (16), reportagem do Campo Grande News explicou que a média de ocupação das vagas de UTI esteve acima dos 90% durante todos os dias do mês de março.

Lidando com o novo coronavírus, mais de 80% dos internados por covid-19 estão precisando de oxigênio para conseguir respirar melhor. Para conseguir retirar a cidade desse cenário, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) diz que é necessário mudança de comportamento da população.

De acordo com a assessoria da Santa Casa, a Unidade de Trauma do hospital possui capacidade técnica de 120 leitos, sendo que todos já estão ocupados. Dentro do total, são 96 para pacientes com covid-19 e 24 não covid. “O que vai mudar na prática é a transformação desses 24 leitos também para pacientes covid”.

Ainda conforme explicação do hospital, essa transformação de leitos já tem sido feita de forma gradativa em virtude do aumento no número de casos suspeitos e positivos do novo coronavírus.

(*) Matéria atualizada às 16h48min para acréscimo de informações.

Comentários