Covid-19

Capital registra o quarto caso de coronavírus; um deles não saiu de Campo Grande

Secretaria de Saúde monitora os casos Secretaria de Saúde monitora os casos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que mais dois exames deram positivos, subindo para quatro os casos confirmados de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Todos eles em Campo Grande. A informação é do último boletim, divulgado às 16h desta segunda-feira (16).

A SES monitora 33 casos suspeitos coronavírus (Covid-19), um em Ivinhema, um em Nova Andradina, um em Corumbá, um em Sidrolândia e 29 em Campo Grande.

O assessor Robson Gatti, de 46 anos, do prefeito Marquinhos Trad, deu entrada no domingo no Hospital da Cassems, com dores no corpo e na cabeça, fez o exame e deu positivo. Ao Campo Grande News ele disse que não sabe como contraiu a doença, pois só esteve em Nova Iorque no final do ano passado e voltou para Campo Grande no dia 4 de janeiro. Desde então não saiu mais da Capital.

O outro caso confirmado foi de um homem de 66 anos notificado pelo Hospital Proncor em no sábado, 14 de março. Anteriormente foram confirmados uma mulher de 23 anos que procurou a UPA Leblon no dia 12 de março e foi contaminada após contato com um caso positivo no Rio de Janeiro. O outro caso é de um homem de 31 anos que procurou a UPA Coronel Antonino no dia 12 de março, que chegou recentemente de Londres e manteve contato com um caso positivo em São Paulo. Todos os casos estão sendo monitorados.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 88 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo que 51 casos foram desconsiderados para Covid-19. Destes, dez foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 41 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19.

Os 33 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS começou a realizar os exames para Covid-19, após receber kits de testes do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

Comentários