PREOCUPANTE

Com 2ª maior taxa de incidência do país, MS confirme mais três mortes por dengue

MS registrou mais três mortes de dengue nesta semana - Crédito: Dourados News/Arquivo MS registrou mais três mortes de dengue nesta semana - Crédito: Dourados News/Arquivo

Dados divulgados no Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta quarta-feira (13/5) apontam Mato Grosso do Sul como um dos Estados do Brasil com maiores taxas de notificações de dengue. 

Com 56.144 notificações e uma população de 2,7 milhões de pesssoas, a taxa de incidência chegou em 2.020,3 na unidade da federação. Proporção que deixa o Estado na segunda posição entre aqueles com maiores incidências de casos de dengue do país.   

De acordo com informações do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, até início da semana passada, o Paraná figurava na primeira colocação do ranking entre os Estados da federação com maiores taxas de incidência de dengue. 

As 79 cidades de Mato Grosso do Sul apresentam taxa de incidência considerada alta, ou seja, acima de 300 notificações para cada 100 mil habitantes.  Neste ano, 34 pessoas morreram por complicações causadas pela dengue em 21 municípios do Estado. 

MORTES POR DENGUE

Entre os novos óbitos apresentados no Boletim desta semana está uma moradora de Campo Grande de 72 anos que tinha diabetes morreu no dia 19 de março de 2020.

Itaporã registrou a primeira morte por dengue no ano. O caso é de um morador de 79 anos que morreu no dia 29 de março. O idoso apresentava quadro clínico de doenças auto-imunes, que são patologias que surgem quando o sistema imunológico reage de forma anormal e passa a atacar o próprio organismo do paciente. 

O terceiro óbito que entrou nas estatísticas estaduais nesta quarta-feira (13/5) é de um morador de Ponta Porã, cidade que também registra a primeira morte por dengue em 2020. A morte é de um homem de 38 anos que morreu no dia 10 de maio sem comorbidades relatadas. 

Dourados tem atualmente 1.557 notificações de dengue, o que corresponde a uma incidência de 698,4. 

Com os dados atualizados, as cidades que apresentam óbitos relacionados a dengue em 2020 no Estado são Campo Grande (6), Corumbá (4),  Naviraí (3), Caarapó (2), Chapadão do Sul (2), Mundo Novo (2), Sete Quedas, Cassilândia, Pedro Gomes, Nova Andradina, São Gabriel do Oeste, Bodoquena, Dourados, Aquidauana, Sidrolândia, Paranaíba, Itaquiraí, Laguna Carapã, Costa Rica,  Ponta Porã e Itaporã. 

 

Comentários