COVID-19

Com baixa adesão ao isolamento, governo pede ajuda dos municípios

Crédito: Reprodução Crédito: Reprodução

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, apenas três cumpriram isolamento social acima dos 60% nesta quinta-feira (16). Dados do monitoramento por geolocalização mostram que as demais cidades ficaram abaixo do índice considerado bom pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), que recomenda 70% como ideal.

Na média nacional, o Estado cumpriu 44,6% de distanciamento social, ocupando novamente o segundo pior lugar no ranking entre todos os estados da federação.

O secretário de saúde, Geraldo Resende alertou que o novo coronavírus tem tido aumento diário em torno de 10% em Mato Grosso do Sul que esse avanço só pode ser contido com o isolamento social.

“Endereçamos ofício aos 79 prefeitos e secretários municipais, para que possamos continuar na política do isolamento social aliada a outras medidas, como forma de retardar a curva de crescimento da Covid-19 aqui no Estado”.

Resende também parabenizou os moradores dos municípios de Jaraguari (73,3%), Ladário (65%) e Bela Vista (64,9%) por terem cumprido um percentual considerado bom de distanciamento social, e chamou atenção das cidades com piores índices: Jardim (39,8%), Sete Quedas (39,9%), Cassilândia (40,3%), e Coxim (40,8%).

“Que juntos possamos perseguir um patamar bom de adesão do isolamento social. No mínimo a gente precisa atingir 60%”, destacou.

Campo Grande atingiu 44,1% da taxa média de isolamento social nesta quinta-feira. As regiões com piores índices foram: Jardim dos Estados (30,3%), Jardim América (30,4%), Nova Campo Grande (30,8%), Rita Vieira (31,9%) e Mata do Jacinto (31,9%).

O Estado confirmou mais 12 casos de coronavírus nas últimas 24 horas. Conforme boletim epidemiológico da SES atualizado até as 10h desta sexta-feira (17) Mato Grosso do Sul possui 143 confirmados, 28 casos suspeitos em investigação, e cinco mortes pela Covid-19. 

Comentários