Saúde

Com calor, índice de isolamento social fica abaixo da média em MS

Foi o quarto pior resultado para um domingo desde o início da pandemia

Com calor, MS teve 45,3% de isolamento nesse domingo (30). (Foto: Leonardo de França, Midiamax) Com calor, MS teve 45,3% de isolamento nesse domingo (30). (Foto: Leonardo de França, Midiamax)

Com calor ultrapassando os 40ºC em várias regiões de Mato Grosso do Sul, o índice de isolamento social acabou ficando abaixo da média para domingos. Conforme o levantamento do InLoco, o estado registrou taxa de 45,3% ontem (30).

Com esse resultado, Mato Grosso do Sul ocupou a 14ª posição do ranking de isolamento nos estados. O primeiro foi Rio Grande do Sul, com 54,97% de pessoas isoladas. Já o último l ugar ficou com Paraíba, que teve índice de 42,45%.

A taxa ficou abaixo dos dois últimos domingos, por exemplo. No dia 16 de agosto, o índice fechou em 52,1% devido à Lei Seca. Já no domingo passado – dia 23, foram 48,6% de pessoas isoladas em MS.

De acordo com o histórico da empresa de monitoramento, esse foi o quarto pior resultado para um domingo desde o início da pandemia. Até então, desde o dia 20 de março, apenas os domingos dos dias 12 de maio (43,4%), 7 de junho (45,1%) e 9 de agosto (42,7%) foram piores.

O cenário da pandemia é preocupante: há risco de colapso na saúde e o avanço da doença segue em ritmo acelerado – o de mortes também.

Não adianta esperar apenas o poder público adotar medidas para combater o coronavírus. Assim como em outros países e até estados brasileiros que já passaram por essa fase da pandemia, a colaboração de todos é fundamental para evitar mais mortes.

Crucial para quem pertence ao grupo de risco e importante para todos, o isolamento social é a medida mais eficaz para evitar um colapso da saúde, pois reduz a disseminação do vírus e permite que o sistema de saúde ganhe fôlego para atender a todos.

Comentários