Saúde

Com chuvarada e sujeira, Dourados confirma primeiros casos de dengue

Prefeitura já previa consequências para saúde pública em recurso judicial que tentava destravar licitação da limpeza pública em 2020

Prefeitura informou ter recolhido 637 toneladas de lixo nesse início de ano (Foto: Divulgação) Prefeitura informou ter recolhido 637 toneladas de lixo nesse início de ano (Foto: Divulgação)

Dourados confirmou os primeiros casos de dengue no ano. Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (3) pela Secretaria de Estado de Saúde, das 10 notificações suspeitas no município, cinco testaram positivo para a doença.

Ainda em novembro de 2020, quando tentava reverter no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decisão que barrou processo licitatório para contratar empresa especializada na limpeza pública, a prefeitura mencionava o “período de grande incidência de doenças provocadas pela falta de limpeza e conservação de vias  públicas, como dengue, chikungunya etc, o que certamente estará sendo agravado pela ausência de empresa prestando referidos serviços”.

“O não deferimento da tutela antecipatória recursal trará prejuízo irreparável na prestação de serviço pública de limpeza e conservação das vias públicas, o que, ocasionará consequências na saúde pública da cidade”, argumentou a procuradoria jurídica do município em agravo que viria a ser negado.

Somado a isso, o volume de chuva registrado nesse começo de ano foi recorde e janeiro de 2021 tornou-se o mais chuvoso da história recente de Dourados, com índice pluviométrico de 345.2 milímetros.

Mais recentemente, durante discurso na Câmara de Vereadores para abertura do ano legislativo de 2021, na segunda-feira (1), o prefeito Alan Guedes (PP) reconheceu que “organizar, limpar e deixar a cidade mais bonita não é tarefa fácil, principalmente se levar em consideração as condições de Dourados nesse começo de ano, em que o mato alto, lixo e buracos estão em todas as regiões do Município”, conforme divulgado no site oficial da prefeitura.

Nessa mesma divulgação, o mandatário “enfatizou que os trabalhos de limpeza, como recolhimento de lixo e roçadas, só estão avançando num ritmo maior graças a participação de moradores, entidades, empresas e a sociedade civil em geral”.

Segundo a administração municipal, no mês de janeiro 637 toneladas de lixo foram recolhidas e 13,6 quilômetros de canteiros roçados.

 

Comentários