vacina da gripe

Com doses no estoque, maioria diz que tomou vacina da gripe

Mulher é vacinada contra a gripe na Capital. (Foto: Kísie Ainoã) Mulher é vacinada contra a gripe na Capital. (Foto: Kísie Ainoã)

Enquetes

Ao menos 193 mil vacinas anti-influenza estão nos estoques das unidades de saúde do Estado

Cerca de 65% dos leitores que responderam enquete do Campo Grande News afirmam que tomaram vacina contra a gripe. Passados quase dois anos de pandemia da covid-19, autoridades de saúde têm alertado, neste fim de ano, para os perigos do vírus influenza, sobretudo após surtos do subtipo H3N2 em algumas cidades brasileiras.

Mesmo que não tenha havido confirmação oficial, estima-se que a variante Darwin tem causado o aumento de casos nas últimas semanas de 2021. Em Mato Grosso do Sul, ao menos três pessoas morreram vítimas da H3N2 e os registros serão examinados, a fim de apurar a presença da nova mutação.

A atual vacina contra a influenza protege contra a maioria das cepas, com exceção da Darwin, que receberá atualização no começo do próximo no ano.

No entanto, vale ressaltar que a recomendação tem sido buscar o imunizante, para proteger contra praticamente todas as formas conhecidas do vírus e também por conta da "imunidade cruzada", uma possibilidade em também reduzir chance de casos graves da nova variante.

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a campanha de vacinação, até ontem (30), vacinou cerca de 76,7% do público alvo. Também por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), o Estado possui cerca de 193 mil doses em estoque nos 79 municípios sul-mato-grossenses, além de 29 mil na Ceve (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica).

Por isso, a ação foi aberta e incentivada a todos os indivíduos que podem se vacinar - qualquer pessoa, acima de seis meses de idade. Vale lembrar que clínicas particulares de vacinação também oferecerem este imunizante.

Segundo a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, a população precisa estar atenta aos sinais da doença, a fim de procurar assistência médica. “Quem apresentar sintomas como dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo, tosse, coriza, febre deve evitar comparecer aos locais de festividades de final de ano e procurar unidade de saúde”.

O assessor militar da SES, coronel Marcello Fraiha, ressalta que embora o Estado tenha registrando casos de Influenza, o número está muito abaixo de outros anos. "Nós temos acompanhado a série histórica da Influenza desde 2009 no Estado, só no ano de 2016, 116 óbitos foram registrados e neste ano três foram registrados até o presente momento".

A população não precisa entrar em pânico, mas precisa seguir todos os protocolos de biossegurança – como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento físico, bem como, tomar a vacina contra a influenza".

Comentários