ASSEMBLEIA DE MS

Com Troféu Celina Jallad Barbosinha destaca trabalho de mulheres no combate à Covid-19

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A sessão na Assembleia Legislativa desta terça-feira (9) foi de comemorações e homenagens às mulheres sul-mato-grossenses que estão à frente do combate a pandemia da Covid-19 com a entrega do Troféu Celina Jallad para marcar as celebrações do Dia Internacional da Mulher. Por conta das medidas de prevenção ao coronavírus a solenidade aconteceu virtualmente.

O deputado Barbosinha entregou a honraria a Ludelça Dorneles dos Santos Ledesma, secretária Municipal de Saúde de Fátima do Sul e a Sonia Regina da Silva, técnica em radiologia médica da Prefeitura Municipal de Campo Grande na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian.

“Este ano o objetivo do troféu foi prestar reconhecimento às mulheres que se destacaram pelas suas atuações na prestação de serviços relevantes no combate à Covid-19 e que atuaram na linha de frente para combater a pandemia. Uma justa homenagem a essas mulheres que têm se desdobrado ainda mais para cuidar da vida de muitos pais e mães de famílias, de filhos e ainda tendo que tomar todos os cuidados necessários para voltar com saúde para seus lares e cuidar de suas famílias”.

Homenageadas

Ludelça aproveitou para dedicar o Troféu recebido a todos os colegas que atuam no enfrentamento à Covid-19. “O ano de 2020 ficará para sempre em nossas lembranças, pelos companheiros que tombaram nessa grande batalha, que ainda travamos. Pelos exemplos de força, coragem, amor ao próximo e solidariedade humana. Que suas lembranças nos deem direção, que o Senhor Deus os receba a todos, e nos fortaleça a cada dia. Ao deputado Barbosinha, todo meu carinho, respeito e gratidão por se lembrar dos guerreiros do SUS”, agradeceu a secretária de Saúde de Fátima do Sul.

Na pandemia a radiologista Sonia tem atuado na linha de frente do combate a pandemia, realizando exames de Raio-X de Tórax e Tomografia em pacientes diagnosticados com a Covid-19. Ela disse que os dias não estão sendo fáceis no enfrentamento a pandemia, com hospitais lotados e pacientes graves em tratamento. “O cansaço físico e psicológico nos acomete, mas temos que estar firmes e fortes para ajudar aos pacientes que passam por medo, dor e sofrimento perante essa doença que afeta nosso país e o mundo. Agradeço ao deputado Barbosinha, de coração, pela honra em ser homenageada, me sinto forte e animada para continuar na luta sem medo frente as batalhas que virão”.

O Troféu Celina Jallad, instituído pela Resolução 03/2011, é uma homenagem à deputada estadual e primeira mulher a fazer parte do grupo de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), falecida em 28 de fevereiro de 2011.

Comentários