Avanço da Covid-19

Coronavírus: Brasil chega a quase 56 mil mortes e registra mais de 46 mil novos casos em 24h

O Brasil atingiu a marca de 1.274.974 milhão de casos de coronavírus nesta sexta-feira (26/6). O total de mortes chegou a 55.961, segundo o Ministério da Saúde.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 46.860 novos casos - o segundo maior índice de toda a pandemia; o recorde foi em 19 de junho, com 54.771 novas infecções confirmadas - e 990 óbitos.

A taxa de letalidade (proporção de mortes em relação ao total de casos) do novo coronavírus no país é de 4,4%.

Os Estados com mais mortes acumuladas no Brasil são: São Paulo (13.966), Rio de Janeiro (9.587), Ceará (5.920), Pará (4.803) e Pernambuco (4.610).

Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) — a entidade criou uma plataforma para registrar os dados sobre o novo coronavírus no país após o Ministério da Saúde ter, no início do mês, decidido divulgar os números de forma menos detalhada

Após a controvérsia causada pela mudança e uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto, a pasta recuou e voltou a divulgar os números completos.

Mudanças e atraso na divulgação de dados

painel covid-19, do governo, que costumava trazer diversos dados e gráficos sobre a doença, ficou fora do ar por algumas horas entre os últimos dias 5 e 6 de junho. Quando voltou ao ar, trazia apenas os dados das últimas 24 horas e não fazia referência ao total de mortes.

Diversos dados detalhados deixaram de ser exibidos.

Três dias antes, o horário de divulgação do material havia passado do início da noite para as 22h, inicialmente por "problemas técnicos", de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, e, dois dias depois, porque os dados informados pelas secretarias estaduais de saúde precisariam "de checagem junto aos gestores locais".

Perguntado na ocasião sobre alterações no horário de divulgação, Bolsonaro brincou com o horário do Jornal Nacional, da TV Globo, normalmente exibido por volta de 20h30.

"Acabou matéria no Jornal Nacional?", disse, rindo.

"Mas é para pegar o dado mais consolidado, e tem que divulgar os mortos no dia. Por exemplo, ontem, praticamente dois terços dos mortos eram de dias anteriores, os mais variados possíveis. Tem que divulgar o do dia. O resto consolida para trás. Se quiser fazer um programa do Fantástico todinho sobre mortos nas últimas semanas, tudo bem."

Comentários