Acidente

Depois de 2 tentativas, quadro estabiliza e piloto é transferido para Capital

Aeronave pegou fogo depois de queda. (Foto: Divulgação/Bombeiros) Aeronave pegou fogo depois de queda. (Foto: Divulgação/Bombeiros)

Interior

Piloto teve 90% do corpo queimado após queda de avião em fazenda de MS

Depois de duas tentativas de transferências para hospital de Campo Grande, médico conseguiu estabilizar o quadro de saúde do piloto Paulo Alberto Kern, de 57 anos, e ele deu entrada na Santa Casa por volta de 00h30 desta terça-feira (21). Paulo teve 90% do corpo queimado após a queda da aeronave que pilotava, na manhã desta segunda-feira (20) em Santa Rita do Pardo, a 266 quilômetros da Capital.

Desde a tarde desta segunda, equipe do Corpo de Bombeiros tentava a transferência da Santa Casa de Bataguassu para Campo Grande. No entanto, o estado piorou e a equipe médica precisou retornar com o paciente para o município e conseguiu estabilizá-lo.

Na sequência, o Corpo de Bombeiros chegou a deslocar um avião equipado com uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Bataguassu para o transporte, mas durante a nova tentativa de remoção, por volta das 20h, o quadro clínico de Paulo voltou a se desestabilizar e a equipe retornou.

Na terceira tentativa, um médico estabilizou novamente a vítima e a equipe conseguiu transferi-lo para Campo Grande.

Queda - A aeronave de pequeno porte caiu na região da Fazenda Santa Vergínia, em Santa Rita do Pardo, quando fazia a aplicação de defensivos agrícolas na lavoura. Informações do boletim de ocorrência são de que Paulo conseguiu sair sozinho da aeronave e poucos segundos depois ela explodiu.

Mesmo a 15 metros distante do avião, o piloto sofreu queimaduras. Inicialmente foi informado que Paulo estava com 70% do corpo queimado, mas, durante nova avaliação médica, foi constatado que o piloto sofreu queimaduras em 90% do corpo. Paulo foi socorrido por brigadistas e Corpo de Bombeiros, sendo levado ao hospital mais próximo, de Bataguassu.


Ainda não é possível apontar as causas do acidente. Equipes da Polícia Civil isolaram o local paraa chegada de técnicos da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Além disso, foram prestadas informações sobre o acidente para o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Força Aérea Brasileira e Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), que apura as circunstâncias da queda.

Comentários