DOURADOS

Dourados chega a 1.421 casos positivos de covid-19 e tem 94 leitos ocupados

São 44 pacientes internados com exame positivo e 50 com síndromes respiratórias, tratados como casos suspeitos

Laboratório da UFGD, que também faz testes de covid-19 em Dourados (Foto: Franz Mendes) Laboratório da UFGD, que também faz testes de covid-19 em Dourados (Foto: Franz Mendes)

O número de casos positivos do novo coronavírus voltou a aumentar consideravelmente nesta quarta-feira (17) em Dourados. Epicentro da doença há duas semanas, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul lidera o ranking estadual de covid-19 e hoje chegou a 1.421 infectados pelo vírus. Foram 129 casos novos nas últimas 24 horas. De todos os casos registrados no Estado, 34,13% são de Dourados, que tem 553 a mais que Campo Grande.

Outro número alarmante divulgado nesta manhã durante transmissão ao vivo feita pelo Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19 é o de leitos ocupados. Hoje são 94 leitos de enfermaria e de UTI utilizados por pessoas com teste positivo de coronavírus (44 casos) e 50 com síndromes respiratórias, tratadas como casos suspeitos de covid-19.

Das 20 pessoas com exame positivo ocupando leitos de enfermaria, 18 são de Dourados e duas de cidades da região. Já dos 24 leitos de UTI, 17 são de Dourados e sete de outras cidades.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 46% dos 102 leitos de UTI disponíveis em Dourados estão ocupados com pacientes de covid-19, suspeitos e de “doenças não covid”.

Conforme o comitê local, até hoje são 359 pessoas já recuperadas da doença. Outros 1.022 infectados estão em isolamento domiciliar. A cidade tem incidência de 640 casos confirmados por cem mil habitantes. A incidência de internados é de 15,8 por cem mil habitantes. Com cinco mortes provocadas pelo coronavírus, a incidência de letalidade é de 0,4%.

Nesta semana, pressionada pelo Ministério Público a adotar medidas mais restritivas para conter a proliferação do vírus, a prefeita Délia Razuk (PTB) determinou uso obrigatório de máscara nas ruas e demais espaços públicos, proibiu festinhas em casa e suspendeu missas e cultos por 15 dias.

Comentários