CAMPANHA

Dourados decide manter até 30 de novembro vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Campanhas de vacinação seguem até 30 de novembro em Dourados - Crédito: A. Frota Campanhas de vacinação seguem até 30 de novembro em Dourados - Crédito: A. Frota

A Secretaria Municipal de Saúde decidiu manter até o próximo dia 30 de novembro as campanhas de vacinação contra a Poliomielite para as crianças de 1 a 5 anos de idade, atualização do cartão vacinal dos adolescentes menores de 15 anos e a imunização contra o Sarampo para os adultos jovens de 20 a 49 anos em todas as unidades de saúde urbanas e rurais de Dourados, em horários normais de funcionamento.

Conforme a Nota Informativa – NI nº 36/2020/Imunização/DVS/SEMS, essa deliberação foi tomada em conjunto entre os departamentos de Vigilância em Saúde e Atenção Primária a Saúde, levando em consideração que embora o Ministério da Saúde tenha divulgado a não prorrogação das campanhas em território nacional, permitiu que cada Estados e Município atuem independentes neste quesito de continuidade.

As autoridades municipais ressaltam que as unidades de saúde do Cachoeirinha, Vila Índio e Santo André ainda permanecem com seus atendimentos como referência nas Síndromes Gripais.

Destacam ainda que “as campanhas têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução de diversas doenças no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças”.

É ponderado que mesmo diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segue necessário vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes, adotando-se todas as medidas de proteção amplamente divulgadas, para diminuir o risco de contágio da doença tanto entre os trabalhadores da saúde e a população.

Comentários