PANDEMIA

Dourados sedia projeto piloto no Brasil com exames diários de Covid-19 em índios

Coletas de materiais para testes serão feitas em pacientes com sintomas gripais no Hospital e Maternidade Indígena Porta da Esperança, da Missão Evangélica Caiuá - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Coletas de materiais para testes serão feitas em pacientes com sintomas gripais no Hospital e Maternidade Indígena Porta da Esperança, da Missão Evangélica Caiuá - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Dourados iniciará na quarta-feira (6) um projeto piloto no Brasil com a realização de 10 exames diários para detecção do novo coronavírus (Covid-19) em índios residentes no município. Na Reserva Indígena vivem aproximadamente 18 mil pessoas nas aldeias Bororó e Jaguapiru.

O anúncio foi feito no domingo (3) pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira. Segundo ele, as coletas de materiais para testes serão feitas em pacientes com sintomas gripais no Hospital e Maternidade Indígena Porta da Esperança, da Missão Evangélica Caiuá.

O secretário explicou que essa ação faz parte de um trabalho para aumentar a capacidade de testagens em todo o Mato Grosso do Sul.

Campo Grande vai ampliar para 100 as coletas diárias no sistema Drive-thru e em Três Lagoas, onde são feitas 20 por dia, às terças e quintas-feiras, o número passará a 30, com ampliação de dias, agora incluindo os sábados.

Conforme o Vacinômetro do Ministério da Saúde, que atualiza diariamente os dados referentes às vacinas aplicadas na Campanha Nacional contra a Influenza, Dourados tem 17.335 indígenas no público-alvo da imunização contra a gripe. Desse total, 4.873 foram imunizados até agora, cobertura vacinal de 28,11%.

Segundo a Igreja Presbiteriana do Brasil, o Hospital e Maternidade Indígena Porta da Esperança foi inaugurado em 1963, com 38 leitos, em Dourados. Detalha ainda que “hoje ampliado para 50 vagas”, “atende, exclusiva e gratuitamente, a população indígena, os obreiros e funcionários da missão”. Acrescenta, por fim, que em 1978 “foi inaugurado a Unidade de Tratamento de Tuberculose, com 50 leitos”.

O Dourados News entrou em contato com a Missão Evangélica Caiuá para obter informações sobre os exames que serão iniciados amanhã, mas foi orientado a verifica-las com a Sesai (Secretária Especial de Saúde Indígena). Esta, por sua vez, ficou de retornar o contato.

Comentários