Saúde

Drive thru coronavírus já realizou mais de 2 mil exames em 4 municípios de MS

Foto: Saul Schramm Foto: Saul Schramm

Iniciado há pouco mais de um mês, o drive thru coronavírus já realizou 2.036 coletas de exames de diagnóstico da doença, em quatro municípios. Mato Grosso do Sul foi pioneiro na implantação da iniciativa que visa ampliar a testagem em todo o Estado e assim subsidiar as estratégias de combate à pandemia.

O drive thru está instalado atualmente em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e em Corumbá. De acordo com o boletim epidemiológico dessa quarta-feira (13), das 1.743 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Campo Grande, 1.705 deram negativo e 38 deram positivo.

Já das 148 amostras coletadas no Drive Thru-Covid-19 em Dourados, seis deram positivas e 142 foram descartadas. Das 131 amostras coletadas no Drive-Thru Covid-19 em Três lagoas, 116 deram negativo e 15 positivo. Das nove  amostras coletadas no Drive Thru-Covid-19 em Corumbá, todas deram negativo.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o drive-thru é parte do pacote de ações que tem sido realizado desde o início das confirmações, assim como as barreiras sanitárias, o disk dúvidas, o mapa estratégico de leitos, o plano de ação para a saúde indígena, entre outros.

“A medida possibilita uma maior intervenção no estado e o aumento no número de testagens nos dá maior dimensão da circulação da doença no Estado. Com isso, podemos reforçar as estratégias de enfrentamento e contenção da pandemia”, ressalta Rezende.

A consultada é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local de atendimento. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando no máximo 20 minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura

O resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

Disk Dúvidas Coronavírus

Criado com o objetivo de tirar as dúvidas da população sul-mato-grossense em relação à pandemia, como sintomas, medidas de segurança sanitária, entre outros, o Disque Dúvidas Coronavírus já atendeu, do dia 24 de março até o dia 11 de maio, 8.134 chamadas telefônica. Neste intervalo, foi necessário o empenho de viaturas em sete oportunidades.

Em Dourados, o Corpo de Bombeiros atendeu aproximadamente 900 chamadas e em Três Lagoas foram contabilizados mais de 500 atendimentos via telefone. Nos dois municípios, o período de atendimento começou no dia 27 de abril.

Por último, em Corumbá o drive-thru foi implantada no dia 09 de maio e contabiliza 40 atendimentos.

Comentários