CAMPANHA EMERGENCIAL

Drive-thru da Covid-19 irá vacinar cerca de 200 pessoas por dia

Polo de vacinação no Parque Ayrton Senna passou a operar hoje, sem previsão para fechamento

Até 200 pessoas por dia serão atendidas - Foto: Álvaro Rezende Até 200 pessoas por dia serão atendidas - Foto: Álvaro Rezende

O polo de vacinação drive-thru contra a Covid-19, do Parque Olímpico Ayrton Senna, foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (03) com a promessa de agilizar o processo de imunização em Campo Grande.

Atualmente, as equipes da secretaria municipal de Saúde (Sesau) atendem cerca de 75 pessoas por dia, com o drive-thru a capacidade mais que dobra, e chega a 200 vacinações diárias.

Segundo comentou o secretário da Sesau, José Mauro Filho, por não se tratar de um ambiente voltado para a Saúde, o atendimento funcionará por agendamento, para que a organização seja mais eficiente,"precisa ter logística e estratégia de armazenamento de doses".

"Todos serão vacinados, tanto nas unidades, quanto no drive-thru, mas quem tiver agendado vai estar à frente", completou José Mauro, lembrando ainda que não há nenhuma obrigatoriedade para que as pessoas recebam as duas doses da vacina no mesmo local.

Até o momento, a Capital recebeu 26.343 imunizantes e, de acordo com a Secretaria, a previsão é de que até a próxima sexta-feira (05) sejam vacinadas 23.985 mil campo-grandenses.

Dos profissionais da Saúde, a campanha já alcançou 50%, incluindo colaboradores de laboratórios, resgates, hospitais, vigilâncias e funerárias. "Não podemos deixar essas estruturas desassistidas", completou o secretário.

Nesta 1ª fase da campanha estão os profissionais da área da Saúde que trabalham na linha de frente contra a pandemia, idosos acima de 80 anos.

Também fazem parte da prioridade do Plano Nacional de Imunização (PNI) os indígenas aldeados, porém não há registro deste grupo em Campo Grande.

Ainda em relação à abertura do polo de vacinação, o Prefeito Marcos Trad (PSD), que esteve presente na inauguração, destacou que não existe previsão de fechamento do drive-thru, muito pelo contrário, há a possibilidade de ampliar os horários de atendimento e até optar por mais pontos de imunização (também no formato drive-thru).

"Somos destaque nacional, vimos a imprensa elogiando nossa cidade, e agente parabeniza a equipe de saúde do Município e também do Estado pelos esforços em salvar vidas", frisou o Prefeito.

Campo Grande já recebeu mais de 26 mil vacinas contra o novo Coronavírus, e mais doses da CoronaVac devem chegar ao município no próximo sábado (06).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, ainda não se sabe qual quantitativo será fornecido e é somente após isto que se saberá qual estratégia usar para dar continuidade à campanha.

"Não recebemos ainda essa informação oficialmente, não sabemos a quantidade de doses, por isto estamos tendo que alterar o calendário de vacina conforme esse recebimento acontece", explicou José Mauro Filho a respeito das alterações que vêm sendo feitas no cronograma de imunização.

Segundo informações, as novas doses podem servir tanto para ampliar a faixa etária atendida, quanto para complementar a 1ª dose da CoronaVac recebida por parte da população - este montante faz referência ao lote recebido no dia 25 de janeiro.

Caso a nova alternativa seja estender a idade vacinada para idosos a partir de 75 anos, a Prefeitura irá aumentar os polos de atendimento. "Nós iremos ampliar o número de unidades, que hoje em dia são 18, para 55, e esse drive-thru, com capacidade de capacitar em 4 baias, podendo estender o horário de funcionamento."

Aplicadas aproximadamente 13,4 mil doses, sendo que a outra metade permanece contingenciada aguardando o período de aplicação da segunda dose para as mesmas pessoas.

Todas as 9.3 mil doses foram utilizadas como primeira dose, já que o intervalo até a segunda aplicação é maior: 3 meses.

Nova orientação para utilizar todas as doses fornecidas logo na primeira aplicação. Foram vacinadas 3.6 mil pessoas, que agora aguardam uma nova remessa que garantirá sua segunda dose.

Comentários