Saúde

Em 20 dias, Ministério deve enviar doses de Janssen necessárias para MS

Ampolas de vacina da Janssen, inicialmente aplicadas em dose única, que passarão a exigir reforço (Foto: Agência Saúde/DF) Ampolas de vacina da Janssen, inicialmente aplicadas em dose única, que passarão a exigir reforço (Foto: Agência Saúde/DF)

Cidades

Mais de 237 mil sul-mato-grossenses esperam 2ª dose deste imunizante; lote de 1 milhão ainda passa por análise

Em até 20 dias, o Ministério da Saúde prevê menos ao menos uma parte das doses de Janssen, necessárias para imunizar mais de 237 mil sul-mato-grossenses que receberam esta vacina. Ainda que tenham sido adquiridas pelo governo federal, elas têm de passar por um controle de qualidade e só poderão estar disponíveis no início de dezembro.

Vale lembrar que os indivíduos que foram imunizados com ela precisam receber uma segunda dose da mesma patente, após período mínimo de dois meses. Em seguida, passados outros cinco meses, conforme a pasta federal, uma dose adicional de qualquer fabricante poderá ser aplicada.

De acordo com o Ministério, os imunizantes da Janssen encontram-se sob posse do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde). "A distribuição das doses deve acontecer após o término das análises realizadas pelo órgão, previstas para serem concluídas dentro do prazo de até 20 dias".

Ao todo, já há cerca de 1 milhão de vacinas, que serão enviadas para todo o Brasil. Em média, são distribuídas cerca de 1,1% do quantitativo nacional para Mato Grosso do Sul, o que resultaria em aproximadamente 110 mil doses, menos que a metade do quantitativo necessário.

No entanto, é importante destacar que o governo tem contratualizado, ao todo, 28 milhões fármacos da Janssen para o mês de dezembro, que seriam suficientes para completar o ciclo vacinal de todos os que tomaram o antígeno produzido pela farmacêutica estadunidense Johnson & Johnson.

Além da espera pela distribuição, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também analisa pedido da empresa para prever aplicação em dose dupla. Quem recebeu esta vacina deve esperar ser incluído no calendário, mas vacinados com Coronavac, Astrazeneca e Pfizer já estão inseridos, conforme faixa etária e o prazo mínimo.

(*) colaborou Silvia Frias.

Comentários