Saúde

Em emergência com 3 mortes por dengue, Dourados tem 7 casos de chikungunya

Também transmitida pelo mosquito Aedes Aegytpi, febre chikungunya tem 33 notificações e sete casos confirmados em Dourados neste ano

Também transmitida pelo Aedes Aegytpi, febre chikungunya tem 33 notificações e sete casos confirmados em Dourados (Foto: Agência Brasil) Também transmitida pelo Aedes Aegytpi, febre chikungunya tem 33 notificações e sete casos confirmados em Dourados (Foto: Agência Brasil)

Os problemas enfrentados pela saúde pública de Dourados com o estrago que o mosquito Aedes Aegytpi pode causar não param de crescer. Em estado de emergência decretado nesta semana após a confirmação de três mortes por dengue desde que 2019 começou, o município também já tem sete casos de febre chikungunya confirmados neste ano. 

Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde revela que em todo o Mato Grosso do Sul são 278 notificações e 41 confirmações febre chikungunya até hoje. Não houve mortes. Em Dourados, são 33 casos notificados, suspeitos, e sete confirmados, sem registro de vítimas fatais.

Também hoje, foi confirmada a terceira morte por dengue em Dourados neste ano. A vítima foi uma idosa de 87 anos, doente renal crônica e com diabetes, que faleceu no dia 4 de abril. Em estado de emergência decretado nesta semana pela prefeita Délia Razuk (PR) por causa da doença, o município tem 1.492 notificações 448 casos confirmados desde o início deste ano.

 Mato Grosso do Sul acumula 24.857 notificações suspeitas, 10.727 confirmações e 14 óbitos por dengue. Dos 79 municípios sul-mato-grossenses, 61 têm alta incidência da doença.

Além das três mortes confirmadas em Dourados, o Estado teve outras seis em Campo Grande (um idoso de 72 anos em 27 de janeiro, outro de 78 anos em 14 de março, uma idosa de 93 anos em 10 de abril, um menino de 5 anos em 25 de fevereiro, um bebê de um ano em 28 de março, uma menina de 7 anos em 10 de abril), três em Três Lagoas (um mulher de 56 anos em 10 de fevereiro, outra de 76 anos em 13 de fevereiro, e um homem de 79 anos em 25 de março), um em Maracaju (homem de 35 anos em 7 de abril), e um em Ponta Porã (um homem de 40 anos em 6 de abril).  

Comentários