Saúde

Em MS, 785 mil pessoas ainda não buscaram 3ª dose contra a covid

Mulher recebe imunizante contra o coronavírus na Seleta, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis) Mulher recebe imunizante contra o coronavírus na Seleta, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Cidades

Até atualização mais recente, quase 800 mil sul-mato-grosseneses não estavam em dia com 3ª dose contra covid

Ao menos 785 mil adultos sul-mato-grossenses estão sem receber a dose de reforço da vacina contra o coronavírus. O levantamento foi feito com base em dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), consultados nesta manhã (22) pelo Campo Grande News.

Segundo os registros estaduais, havia 1.510.876 adultos vacinados com a segunda dose e 255.577 com imunizante único até o período. Até hoje, 981.236 receberam o imunizante adicional – permitido a quem tem acima de 18 anos. Desta forma, cerca de 55,5% da população apta está em dia com a imunização, mas quase metade ainda não recebeu.

Conforme diretrizes do Ministério da Saúde, quem recebeu o segundo imunizante da Coronavac, Pfizer e Astrazeneca até o dia 22 de outubro do ano passado, pode receber a terceira dose nos postos de saúde e demais pontos de imunização.

Além disso, quem se vacinou com a Janssen – inicialmente de dose única, mas que passou a incorporar nova dose -, também até esta data, está apto a ampliar a imunização.

De acordo com autoridades nacionais e internacionais de saúde, tomar a dose de reforço - também conhecida como terceira dose - aumenta a proteção contra casos graves de coronavírus e a mantém por mais tempo, já que é comprovado que há redução na imunidade, passados meses após a imunização.

Comentários