SAÚDE

Entenda como o corpo reflete os sinais da mente

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Foi Wilhelm Reich (1897-1957), médico austríaco discipulo de Freud, quem introduziu o conceito Corporal no meio psicanalítico. Com forte influência do pensamento oriental, percebeu que nosso corpo é a morada de nosso inconsciente e é onde todos os processos psíquicos se revelam.

Ele observou o que denominou de couraças musculares do caráter, ou seja, cada corpo adquire uma estrutura de tensão muscular e bloqueios energéticos específicos que se relacionam a emoções e atitudes não expressas e que demonstram comportamento emocional. A forma como as tensões se estruturam reflete a estrutura de nossa personalidade e, consequente, o comportamento.

O corpo sempre conta sua história, simplesmente porque guarda todas as emoções vividas. Para as terapias corporais, o corpo é a entidade física da mente. E tudo que ocorre no interior da pessoa é retratado por ele.

O poder do toque

Quando um corpo é tocado, algo mágico acontece. Desde que o homem é homem, instintivamente toca regiões de seu corpo quando sente dor. Nossa mãe nos acalenta em seus braços e aprendemos desta maneira a acariciar e tocar o outro. Isso porque não somos apenas músculos e nervos, mas toda uma gama de pensamentos e sentimentos que acabam aflorando com o toque - assim como medos que podem ser despertados, nossos sonhos, desejos, aspirações e frustrações. Tudo pode ser desbloqueado com o toque. E não é apenas a forma do corpo que se altera, mas também a forma que se rompe, para sermos mais autênticos. Esse processo de conscientização é o maior benefício de toda a psicoterapia.

Nesse processo de sensibilização corporal, o paciente entra em contato com áreas de tensão esquecidas, já que nosso sistema nervoso aciona um mecanismo de suspensão de dor para podermos sobreviver. Isso traz à tona conteúdos traumáticos e, através disso, libera a energia psíquica e promove a conscientização.

Na Psicoterapia Corporal, as intervenções e manipulações corporais - aliadas às elaborações verbais -, promovem desbloqueio energético e liberação das emoções contidas nos músculos, garantindo saúde, qualidade de vida e ampliando a capacidade do indivíduo de sentir prazer e realização.

Dentro desta abordagem, tudo o que ocorre tem um sentido e um significado e seu maior propósito é manter o equilíbrio entre as coisas. A doença não é uma fatalidade, mas antes um sinal de desequilíbrio e uma tentativa de restabelecê-lo. O corpo é uma entidade inteligente que tudo faz para manter seu equilíbrio dinâmico, e devemos confiar nessa inteligência.

Entender a linguagem do corpo nos serve de bússola para nossa liberação psíquica. Não existe nenhuma emoção que não traga uma reação corporal equivalente.

medo dá dor de barriga e tremores nas pernas
raiva faz nosso coração acelerar
tristeza comprime o ar em nossos pulmões
cada ruga relata e delata as marcas de nossas escolhas.

Comentários