PANDEMIA

Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana

Dourados tem ampliado testagens para diagnosticar a doença - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Dourados tem ampliado testagens para diagnosticar a doença - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira, afirmou neste sábado (30) que Dourados deve se tonar já na próxima semana o município sul-mato-grossense com maior número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19).

No boletim divulgado nesta manhã, ao anunciar 62 novas confirmações em território estadual, foi detalhado que a maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul chegou a 260 confirmações, enquanto Campo Grande acumula 283 casos.

“Acredito que nessa semana vindoura Dourados deverá ser a cidade com mais casos no Estado”, afirmou o secretário. “Dourados nos preocupa muito, haja vista que todo dia temos casos novos em grande quantidade. Da estratégia dos drives-trhu, o de Dourados está com alto percentual de positividade de seus exames, 20,7% são positivos. Isso é uma média muito alta e mostra a dinâmica da doença não só em Dourados, mas nos municípios vizinhos”, pontuou.

Entre as 10 maiores incidências de casos confirmados por 100 mil habitantes, cinco estão em municípios da Grande Dourados. Douradina tem 641,5, Fátima do Sul 317,9, Vicentina 311,4, Itaporã 177,1, e Dourados 105,9. A maior de todas, em outra região do Estado, é de Guia Lopes da Laguna, 2.273,9.

De acordo com a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Christinne Maymone, Mato Grosso do Sul tem agora 11.400 casos notificados, em análise são 329, sem encerramento - em reanálise, inseridos e encerrados pelos municípios - são 1.198, há 1.418 confirmados e 8.455 descartados, além de 19 óbitos, o mais recente ocorrido na sexta-feira (29) em Dourados.

Do total de confirmações, 507 pacientes estão recuperados, 830 em isolamento domiciliar e 62 internados, 15 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Ela queixou-se ainda que “os dois municípios que são grandes epicentros” da doença, Dourados e Guia Lopes da Laguna, têm índice de isolamento social abaixo dos 60% de mínimo recomendável para evitar a disseminação do vírus. “Dourados tem 38.20% e Guia Lopes da Laguna 38.40% de isolamento social”, informou.

Comentários