PANDEMIA

Estado amplia 25 leitos de UTI para pacientes adultos com coronavírus em Dourados

Hospital Regional terá leitos clínicos destinados ao coronavírus; cidade terá ainda mais 25 para UTI - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News Hospital Regional terá leitos clínicos destinados ao coronavírus; cidade terá ainda mais 25 para UTI - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Resolução da Secretaria de Estado de Saúde tornada pública nesta terça-feira (14) amplia 25 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19) e que tenham agravamento do quadro clínico em Dourados.

Desse total, 10 estão no Hospital da Vida, 10 no Hospital Evangélico, e cinco no Hospital Santa Rita, conforme o documento assinado pelo secretário Geraldo Resende Pereira e publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.

Essa resolução aprova “a atualização do Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e de UTI do Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Coronavírus COVID 19 do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Conforme a publicação, Dourados tinha disponíveis 8 leitos de UTI adulto no HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), mesma unidade hospitalar que tem os dois únicos leitos UTI pediátricos do município.

No caso dos leitos clínicos adulto para pacientes diagnosticados com Covid-19, é detalhado que Dourados tem disponíveis 16 na Missão Caiuá, 9 no HU-UFGD, 26 no Hospital da Vida, e 4 no Santa Rita.

A ampliação feita pela Secretaria de Estado de Saúde inclui 10 leitos clínicos adulto no Hospital Evangélico e 32 no Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados.

Os leitos clínicos pediátricos disponíveis são 5 no HU e 4 na Missão Caiuá. A resolução publicada hoje não informa nenhuma ampliação desses leitos.

Na mais recente atualização do Comitê de Gerenciamento de Crise instituído em Dourados pela prefeita Délia Razuk (PTB), divulgada na tarde de segunda-feira (13), Dourados figura com 7 casos confirmados e 3 suspeitos de Covid-19. A primeira morte causada pela doença em Mato Grosso do Sul ocorreu na cidade, de paciente de 64 anos, moradora de Batayporã que estava internada em hospital particular.

Comentários