Saúde

Farmácias terão que informar casos suspeitos de covid-19 por meio de sistema

Farmácias e unidades de saúde que realizam testes irão repassar estas informações no sistema E-SUS

Teste de coronavírus realizado em MS (Foto: Henrique Kawaminami) Teste de coronavírus realizado em MS (Foto: Henrique Kawaminami)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) publicou resolução que obriga hospitais, clínicas e farmácias que realizam os testes de covid-19, a notificar por meio do sistema E-SUS (Sistema Único de Saúde) todos os casos suspeitos da doença.

Neste caso estão incluídos os testes rápidos, sorológicos ou de biologia molecular. Para fazer esta notificação as farmácias e unidades de saúde devem fazer um cadastro do estabelecimento no sistema (E-SUS). Segundo a resolução, os testes moleculares serão aceitos para estatísticas oficiais, se for comprovado a habilitação do laboratório, junto ao Lacen (Laboratório Central de MS).

No caso dos laboratórios de biologia molecular, eles precisam enviar uma amostra com resultado para análise no Lacen. Caberá a Vigilância de cada município acompanhar os casos registrados no sistema do SUS. As unidades e farmácias que descumprirem as medidas ficarão sujeitas a sanções previstas no Código Sanitário Estadual.

Na resolução anterior estes casos seriam informados pelas unidades de saúde por meio de e-mail, agora o procedimento é que a notificação seja registrada no sistema do SUS. Até o boletim de ontem (04), Mato Grosso do Sul tinha registrado 1925 casos de coronavírus. Hoje (05) foi confirmada a 21° morte em função da doença.

Comentários