Saúde

Fiocruz lança cartilhas para orientar cuidadores de idosos durante a pandemia

Novas cartilhas abordam temas direitos dos lidadores, luto e atividades físicas

Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução) Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução)

A Fiocruz(Fundação Oswaldo Cruz) lançou três novas cartilhas de apoio para cuidadores de idosos no contexto da pandemia da Covid-19. As cartilhas valem tanto para os cuidadores remunerados, como para os familiares.

As cartilhas foram desenvolvidas pela EPSJV (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio), abordando os temas luto e solidão, atividades físicas e direitos das pessoas cuidadoras de idosos. Os materiais integram o projeto Cuidando de quem cuida, vinculado ao programa Inova Fiocruz, que reúne, ao todo, seis vídeo-aulas e seis cartilhas sobre o assunto.

“Tudo foi elaborado em linguagem simples e acessível, algumas com ilustrações, voltado tanto para as pessoas cuidadoras de idosos que são da família, como também as contratadas que atuam de forma remunerada”, ressalta o professor-pesquisador da EPSJV/Fiocruz Daniel Groisman, coordenador do projeto e um dos responsáveis pela elaboração do material.

Segundo Groisman, ainda que a vacinação no país tenha sido iniciada em janeiro de 2021, a pandemia ainda deve se manter por algum tempo, dada as dificuldades e o tempo necessário para se imunizar a população brasileira.

“A importância desse material se justifica porque nele discutimos questões que se fazem presentes tanto durante a pandemia quanto nos desafios do cuidado no pós-pandemia”, aponta.

Além de Groisman e outros pesquisadores da Fiocruz, as cartilhas foram elaboradas com apoio de especialistas convidados da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e da Acierj (Associação dos Cuidadores do Estado do Rio de Janeiro).

Clique abaixo para conferir as cartilhas:

Direito das pessoas cuidadoras

Promoção da saúde física das pessoas idosas

Como lidar com a solidão e o luto durante a pandemia

Comentários