Fiscalização

Fiscalização sanitária começará por aeroporto, mas ainda está sendo montada

Desembarque esta manhã, no Aeroporto Internacional de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami) Desembarque esta manhã, no Aeroporto Internacional de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Capital

Passageiros serão abordados na área de desembarque e casos suspeitos serão submetidos a testagem

A fiscalização sanitária no Aeroporto Internacional de Campo Grande começou a ser montada esta manhã, com objetivo de identificar possíveis casos suspeitos de covid-19. A intenção é abordar todos os passageiros no desembarque, com testagem rápida para casos suspeitos.

O superintendente da Gestão de Cuidados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Marcos Rodrigues, explicou à reportagem que assim que a estrutura for finalizada, as abordagens vão começar, possivelmente, já nos desembarques da manhã. À tarde, às 14h, está prevista uma “inauguração” com presença do secretário de Saúde, José Mauro Filho.

Rodrigues disse que serão duas enfermeiras e um funcionário administrativo durante o dia e uma enfermeira e um administrativo à noite.

“Os passageiros vão ser abordados, vamos ver se tem algum sintoma e, se tiver, faz o teste Swab aqui mesmo”, explicou. O resultado sai em período de 15 a 20 minutos. A intenção é abordar todos os passageiros.

Como anunciado ontem pelo secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, também está previsto pólo de vacinação, mas, ainda não sem previsão de início.

A fiscalização sanitária também será feita na Rodoviária de Campo Grande, porém, segundo a assessoria da Sesau, o aeroporto foi priorizado por conta do maior fluxo de passageiros oriundos de São Paulo, onde já há casos relatados da variante Ômicron.

A executiva de contas Karine Voltan, 41 anos, mora em Cuiabá e chegou esta manhã em Campo Grande. “Acho que deveria ter sido lá atrás, desde início, por ser capital, tinha que ter todo esse cuidado, principalmente para quem mora aqui”.

Karine contou que pegou covid e foi obrigada a se isolar do marido e das duas filhas, por 14 dias. Diz que tomou todos os cuidados, mas acredita ter contraído a doença por conta de descuido de terceiros. “Deveriam ter feito esse cuidado em todo o território nacional para se precaver do estrago”.

Comentários