Saúde

Hemosul convoca doadores durante o Carnaval

Hemocentro Coordenador está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304. (Foto: Divulgação) Hemocentro Coordenador está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304. (Foto: Divulgação)

Capital

Centros de coleta só vão fechar na terça-feira; todas as tipagens são bem-vindas

As unidades de Campo Grande do Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul) abrirão durante o Carnaval em horário especial. Os hemocentros só fecham na terça-feira (2).

O Hemocentro Coordenador atende até as 17h desta segunda-feira (28), enquanto as unidades na Santa Casa e no Hospital Regional Rosa Pedrossian estão abertas até o meio-dia. Na quarta-feira (3), atendem apenas pela manhã.

A instituição reforça que doadores de todas as tipagens sanguíneas serão bem-vindos, mas lembra que os estoques seguem preocupantes para os tipos sanguíneos O- e O+.

Marli Vavas, coordenadora-geral da Rede Hemosul, explica que além da baixa nos estoques que vem sendo registrada desde o começo do ano, a demanda costuma aumentar quando há feriados prolongados.

“O gesto de cada cidadão que se dispõe a ir até uma unidade fazer sua doação é de um valor imensurável, pois muitas pessoas em um leito de hospital dependem de um gesto assim para voltarem para suas famílias”, declarou.

Para doar, basta comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. Além dos critérios tradicionais, como ter entre 16 a 69 anos e pesar 55 kg ou mais, é importante ficar atento ao intervalo necessário para quem se vacinou contra a covid-19.

No caso da CoronaVac (Sinovac / Butantan), são 48 horas. Para Vaxzevria (AstraZeneca / Oxford / Fiocruz), Comirnaty (Pfizer / BioNTech) e a vacina da Janssen, o intervalo é de sete dias. O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto doente.

Também é importante ficar atento aos novos critérios para quem pegou ou teve contato com alguém confirmado da covid. Pessoas com diagnóstico positivo ou suspeito podem doar depois de dez dias da completa recuperação da doença; quem testou positivo e não apresentou sintomas da doença, pode doar dez dias após o teste; quem teve contato com caso positivo, pode doar sete dias após o último contato; pessoas em isolamento voluntário ou por indicação, podem doar ao final do período.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas através do site www.hemosul.ms.gov.br, nas redes sociais do Hemosul (@hemosulms) ou pelo telefone (67) 99298-6316.

Comentários